Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

De Mato Grosso para o mundo: pessoas com deficiência mostram talento em seminário internacional

21.09.2017
09:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • seminario

    Evento em parceria com o Tribunal de Contas da União conta com desfile de moda inclusiva, oficinas de costura e panificação entre outras ações (Divulgação)

Pedro Severino e Jaqueline Rodrigues têm história dentro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Em 2014, eles foram as primeiras Pessoas com Deficiência de Mato Grosso a conquistar o ouro na Olimpíada do Conhecimento Nacional. Hoje, o trabalho deles está sendo mundialmente conhecido durante o Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania, que ocorre no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/09).

 

Jaqueline Rodrigues tem Síndrome de Down e está responsável pela produção dos pães durante o evento, já o Pedro, que é surdo, mostra o seu talento na Costura Industrial. Ele é um dos responsáveis por produzir os brindes que serão distribuídos aos participantes do Seminário. O objeto do encontro é debater caminhos para potencializar a promoção de igualdade de oportunidades das pessoas com deficiências.

 

A coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), Denise Molina, participa do painel com o tema ‘Um olhar sobre a inclusão produtiva da pessoa com deficiência’, que contará com depoimentos de representantes de empresas, de departamentos regionais do Senai, de docentes e de alunos. De acordo com a gestora nacional do Psai, Adriana Barufaldi, o evento visa unir esforços para mostrar que inclusão e acessibilidade são possíveis. “O Senai quer mostra que a educação e a escola são para todos. Desde que garantida as condições de acessibilidade qualquer pessoa, independente da limitação, poderá obter êxito”.

 

Seminário

O Seminário é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Além de palestras com especialistas nacionais e internacionais, os visitantes participam de atividades interativas no espaço D+eficiência para a Indústria e podem conhecer o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) que, em dez anos, formou mais de 180 mil pessoas com deficiência em cursos de educação profissional. Durante o evento também foi lançado o selo de Engenharia Acessível que visa sinalizar as empresas que se preocupam com a acessibilidade.

 

Entre as atrações está o desfile de moda inclusiva, que traz modelos com diferentes tipos de deficiência vestidos com peças construídas por alunos do Senai de Santa Catarina, finalistas do 4º Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva, realizado no ano passado.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Senai é responsável por 57% das matrículas de Pessoas com Deficiência na educação profissional no Brasil, seguido pela rede estadual de ensino, com 18% das matrículas, e federal, com 12%. Entre as principais áreas de oferta de cursos para pessoas com deficiência na rede Senai estão gestão, segurança no trabalho, tecnologia da informação, metalmecânica e meio ambiente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO