Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Debaixo de chuva, Ana Marcela dispara no fim e é tetracampeã mundial dos 25km

19.07.2019
11:24
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

Na ponta dos dedos e com a faca nos dentes. Os bordões são do automobilismo e muito utilizados por Galvão Bueno, mas podem muito bem se encaixar na prova de Ana Marcela Cunha. Na madrugada desta sexta-feira, ela venceu os 25km do Campeonato Mundial de esportes aquáticos, que está sendo disputado na Coreia do Sul, com o tempo de 5h08m03s, com um sprint final bem forte e batendo, com a ponta dos dedos, no pórtico de chegada. A segunda posição ficou com a alemã Finnia Wunram, que chegou oito segundos atrás. A francesa Lara Grangeon levou o bronze.

 

- Para mim é ótimo nadar na chuva. Vou continuar amando quando o tempo está virado.Para mim, brasileira, acostumada com Copacabana, sei como é quando o mar quando vira - disse, já com a medalha no peito.

 

Na história do Mundial, a brasileira chega a cinco ouros (25km em 2011, 2015, 2017 e 2019, além dos 5km de 2019), duas pratas (10km em 2013 e prova por equipes em 2015) e quatro bronzes (5km em 2013 e 2017, 10km em 2015 e 2017). É sempre importante falar que, além das dez medalhas em Mundiais de esportes aquáticos, ela tem um bronze em um Campeonato Mundial só de águas abertas, disputado em 2010, no Canadá. Essa competição, exclusiva das águas abertas, teve seis edições entre 2000 e 2010, mas está extinta.

 

Logo no primeiro quilômetro de prova, o pelotão contando com cinco atletas já disparou. Além de Ana, estavam as francesas Lara Grangeon e Lisa Pou, a alemã Finnia Wunram e a americana Erica Sullivan. A distância já era quase de um minuto e nenhuma outra atleta conseguiu acompanhar esse grupo. Na última volta, a americana Erica já estava mais de um minuto atrás, e a briga por medalhas passou a se restringir a quatro nadadoras.

 

No último quilômetro, o pelotão tinha apenas três atletas: Finnia, Ana Marcela e Lara. Ela passou a liderar o pelotão, com ritmo controlado de braçadas. Nos últimos metros acelerou o ritmo e deixou as adversárias para trás para pegar seu quarto ouro na história dos Mundiais nesta prova. Ela já tinha vencido em 2011 (Shangai, China), 2015 (Kazan, Rússia) e 2017 (Budapeste, Hungria).

 

Neste Mundial, Ana Marcela começou sua trajetória com a quinta posição na prova de 10km, considerada por ela mesma a disputa mais importante, por ser tratar de fazer parte do programa olímpico. O resultado a garantiu em Tóquio 2020, mas gerou uma frustração por ter ficado fora do pódio. Três dias depois, conquistou a medalha de ouro nos 5km. Na última quarta-feira, ajudou a equipe a ficar em quarto lugar no revezamento.

 

Após essa maratona de quatro provas em uma semana no Mundial, Ana Marcela viajará para Lima, no Peru, onde tentará uma medalha nos Jogos Pan-Americanos, evento que jamais conquistou uma medalha.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO