Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Delegacia de Roubos e Furtos conclui 553 inquéritos com autoria em Cuiabá

24.07.2017
07:48
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • vtr_derfcba_1

As estatísticas da Segurança Pública apontam para a redução nos crimes de roubo na cidade de Cuiabá. Essa diminuição está relacionada à intensa atuação das forças policiais na repressão aos crimes patrimoniais, seja no rápido atendimento, que leva a prisão em flagrante dos autores ou nas investigações sedimentadas em provas qualificadas que estão mantendo os criminosos na cadeia.

 

Na capital, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) da Polícia Judiciária Civil atua fortemente na repressão aos crimes, especialmente, aos roubos com emprego de violência e grave ameaça.

 

Neste ano, a Derf Cuiabá também passou a trabalhar com metas para conclusão de inquéritos policiais relativos aos principais crimes patrimoniais (roubos, furtos e latrocínios). A meta denominada “Propositum” começou em marco e foi finalizada em junho, com 553 inquéritos relatados remetidos ao Judiciário, no prazo de 120 dias.

 

“Nosso foco principal foi dar andamento em todas as investigações em cartório. Temos uma demanda represada e, principalmente, retirar indivíduos de circulação. Ao concluirmos os inquéritos policiais representamos pelas prisões para retirar esses criminosos do convívio da sociedade. Esse é nosso objetivo, evitar que essas pessoas voltem a praticar crimes”, explicou a delegada titular da Derf, Luciani Barros de Lima Pereira.

 

Inseridos na meta “Propositum”, de 120 dias, foram 93 prisões de criminosos associados a grupos para prática de roubos e furtos, na região de Cuiabá. As prisões foram realizadas em  cumprimento de mandados de prisão  e flagrantes, em ações individuais da Especializada.

 

Conforme a delegada, a mudança da metodologia de trabalho, a implantação do plantão de atendimento em local aos roubos a residência, com emprego de violência e restrição de liberdade da vítima, e a criação do núcleo de investigações especiais dentro da Delegacia, são fatores que ajudaram nas investigações, dando maior celeridade na conclusão dos inquéritos policiais.

 

A delegada explica que Cuiabá foi dividida em cinco grandes regiões para facilitar a atuação das equipes de investigadores coordenados pelos oito delegados da unidade policial. Na Delegacia cada área da cidade está sob os cuidados de um delegado e sua equipe, que passaram a ter vínculos com a população, facilitando a troca de informações com os moradores, presidentes de bairros, Conselhos Comunitários e a Polícia Militar.

 

“Agilizou muito a troca de informações e também deu qualidade nas investigações, porque criou confiabilidade no repasse de informações. Estamos fazendo uma repressão mais qualificada, que é o papel da delegacia especializada”, afirma Luciani.

 

As ocorrências de roubos em residências, que, em julho de 2016, antes da mudança do método de trabalho, estavam na média de 130 registros ao mês, em dezembro passado ficaram em 33 casos e neste ano tem se mantido na faixa de 65. "Das prisões efetuadas nesse período, quase todos continuam presos. Isso contribuiu muito para a redução das estatísticas", assegura o delegado, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, que liderou o começo da força-tarefa e também foi o primeiro coordenador do Núcleo de Investigações Especiais, de crimes de roubos à residência. 

 

1º Semestre

 No levantamento do semestre, a Delegacia de Roubos e Furtos concluiu 783 com apontamentos de autoria, sendo também efetuada a prisão de 228  criminosos, entre flagrantes e mandados de prisão.  

 

Somente contra autores de roubos a residência foram 60 prisões mediante cumprimento de mandados de prisão, além da conclusão de investigações com o formal indiciamento dos autores pelo crime de roubo circunstanciado pelo emprego de arma, concurso de pessoas e mediante restrição da liberdade das vítimas.

 

A conclusão de inquéritos com autoria definida nem sempre é tarefa simples, ainda mais se tratando de crimes patrimoniais em que os bandidos agem em concurso de pessoas, com emprego de armas de fogo e violência. Há necessidade de levantamentos de campo, de provas testemunhais e periciais, quebras de sigilo e outras medidas cautelares que demandam tempo e empenho na investigação.

 

“Temos hoje na Derf um time forte de delegados, investigadores e escrivães comprometidos com uma investigação de qualidade. A prova disso são as denúncias feitas pelo Ministério Público e os processos criminais que tramitam no Poder Judiciário”, observa a delegada.

 

Núcleo de Investigações Especiais

A repressão aos roubos a residência está a cargo de um Núcleo de Investigações Especiais, setor específico que cuida das ocorrências desde o momento que acontecem. Com apoio irrestrito do Núcleo de Inteligência, as equipes de plantão vão a campo para o levantamento das informações dos casos de roubo com violência.

 

Desde de julho de 2016, a Delegacia priorizou as investigações de crimes violentos de grande abalo psicológico às vítimas e suas famílias, como os roubos à residências  com restrição da liberdade da vítima e os latrocínios. “Temos focado exatamente nisso, em dar prioridade aos crimes de latrocínio e em segundo lugar aos roubos à residências. Esses são os crimes mais graves que trazem uma repercussão grande na vida da vítima, um abalo psicológico para as famílias”, pondera à delegada.

 

No local do crime, ainda no calor da situação, os policiais iniciam as investigações, que, posteriormente, são repassadas ao Núcleo de Investigações Especiais.

 

O trabalho inicia com a comunicação da ocorrência, via Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP), direto com a equipe escalada para o pronto -atendimento. "Neste momento, há a coleta de informações iniciais sobre o ocorrido, como características dos suspeitos, veículo roubado e utilizado no crime, identificação de câmeras no local ou imediações, bem como imediata aferição quanto à existência de algum monitorado com tornozeleira eletrônica. Também, caso necessário, há solicitação de peritos para coleta de digitais", explicou o  delegado Caio Fernando Álvares de Albuquerque, responsável pelo setor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO