Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Desempenho do frango na terceira semana de 2019

21.01.2019
10:07
FONTE: AviSite

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325_2

    ilustração

Após entrar em 2019 sofrendo, de imediato, duas baixas de preço - a última delas no final da segunda semana de janeiro (12) - o frango vivo negociado no interior de São Paulo percorreu toda a terceira semana do mês (13 a 19, seis dias de negócios) com o preço inalterado em R$2,75/kg.

 

A estabilidade, porém, continua sendo apenas aparente. Porque, engrossadas por produto proveniente de integrações, a oferta continua excedendo a demanda, o que faz com que a cotação corrente seja apenas um referencial, já que negócios a preços inferiores continuam sendo realizados – agora em condições melhores, pois os descontos praticados nas vendas, depois de chegarem a até 50 centavos, agora vêm girando em torno dos 20 centavos.

 

Sob tal panorama, o máximo com que se deve contar nestes próximos 10 dias de negócios faltantes para o encerramento do primeiro mês é a permanência da atual cotação. Os descontos é que podem variar, conforme caiam ou aumentem as disponibilidades vindas de integrações.

 

Quanto ao frango abatido, ainda que os frigoríficos procurem controlar sua oferta (daí, inclusive, parte da maior oferta no mercado de aves vivas), os preços seguem os caminhos de sempre, ou seja, decrescentes à medida que o mês avança e o momento de maior demanda vai ficando para trás.

 

Por sinal, neste janeiro ocorre uma agravante, não observada nos demais meses do ano: o preço da primeira quinzena é, no máximo, estável, sem aqueles picos geralmente registrados entre a primeira e a segunda semana do mês, quando os salários chegam ao mercado.

 

Ou seja: em mês de IPVA, IPTU, matrícula e material escolares, dívidas do Natal, etc. o controle da oferta não funciona. Aliás, neste ano a perda de preço do abatido vem sendo mais veloz do que a de um ano atrás. Pois embora a média das três primeiras semanas esteja 32% acima da média de janeiro de 2018, essa diferença vem caindo rapidamente. Na última sexta-feira estava em 26%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO