Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Politica

Destro ou canhoto? Preferência é determinada ainda no útero, diz estudo

06.02.2018
09:10
FONTE: Crescer online

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • bebe_segura_os_pes

    ilustração

Quando o seu filho escolheu se seria destro ou canhoto? Aos 4, 5 ou 7 anos? Segundo pesquisadores da Escola Internacional de Estudos Avançados, de Trieste, e da Universidade de Pádua, ambas na Itália, foi muito antes disso: por volta da 18ª semana de gestação.

 

A pesquisa teve início quando cientistas acompanharam 29 gestantes entre a 18ª e a 21ª semana de gravidez, monitorando seus bebês por meio de ultrassom para observar os movimentos das mãos dos pequenos. Dez anos depois, eles avaliaram as mesmas crianças e os resultados revelaram que a preferência mostrada na 18ª semana de gestação se confirmou anos mais tarde, em mais de 89% dos casos.

 

Seu filho ainda é pequeno e usa as duas mãos para quase tudo? Calma. Segundo o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esta é uma situação muito comum entre as crianças pequenas e não traz nenhum problema.

 

“A preferência começa a ficar mais evidente por volta dos 4, 5 anos de idade e se consolida nos anos seguintes. Até que isso aconteça, pais e professores devem conter a ansiedade e não forçar nada para não criar traumas, nem ir contra a formação positiva da autoimagem.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO