Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

DNPM determina fim de exploração em garimpo ilegal invadido há cerca de 2 meses em MT

12.11.2018
14:14
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Invasão no garimpo clandestino de Aripuanã — Foto: TV Centro América/Reprodução

    Invasão no garimpo clandestino de Aripuanã — Foto: TV Centro América/Reprodução

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determinou a paralisação das atividades no garimpo clandestino de Aripuanã, a 976 km de Cuiabá. A medida foi tomada após uma reunião na semana passada entre órgãos e autoridades na cidade.

 

Há dois meses aproximadamente mil pessoas ocupavam a área, localizada em uma área particular em uma fazenda. A notícia de que tem ouro no local se espalhou rapidamente por meio de fotos divulgadas em aplicativos de celulares e redes sociais.

 

O local chegou a ser chamado de a 'Nova Serra Pelada'.

 

Segundo o superintendente do DNPM em Mato Grosso, Serafim Carvalho Melo, atualmente, aproximadamente 500 pessoas estão no garimpo ilegal. Pouco ouro foi encontrado no local e provocou a saída de muitos 'aventureiros'.

 

Na semana passada o órgão classificou a invasão no, como uma 'violenta agressão ambiental'.

 

Participaram da reunião representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Ministério Público, membros da Cooperativa dos Produtores de Diamantes de Juína (Coooprodil), a Cooperativa de Garimpeiros de Aripuanã (COOGAR), garimpeiros e moradores.

 

O DNPM já havia comentado que as pessoas que estão ocupando a área não têm autorização do órgão para qualquer tipo de extração mineral.

 

O órgão também alerta que toda e qualquer atividade de extração mineral no país sem autorização é caraterizada como usurpação do patrimônio mineral da União, uma atividade ilegal à luz da legislação mineral brasileira.

 

A invasão foi comunicada à Secretaria de Meio Ambiente e Ministério Público Federal (MPF).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO