Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Do Sturm Graz a Real e Juve: Ajax realiza feito inédito para voltar às semifinais da Liga dos Campeões

17.04.2019
09:44
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Reprodução / Twitter

Ainda na ressaca da Copa do Mundo, o Ajax começa uma jornada impensável à época. Era a estreia na pré-Champions contra o modesto Sturm Graz, da Áustria - e, depois, teria ainda que passar por Standard Liège e Dínamo de Kiev para, enfim, chegar à fase de grupos. Nove meses após debutar naquele 25 de julho, o time holandês buscará, contra o vencedor de Manchester City x Tottenham, uma vaga na decisão continental, o que por si só é um feito inédito na história da competição.

 

Afinal, é a primeira vez, em toda a história da Champions League, que um semifinalista participa das três fases preliminares da competição. Na fase de grupos, caiu ao lado de Bayern de Munique, Benfica e AEK Atenas e passou para as oitavas de final com 12 pontos e nenhuma derrota.

 

Haja comemoração

Logo na segunda rodada, os holandeses demostraram seu poder de força. O empate em 1 a 1, na Alemanha, não representou o domínio dos holandeses. No reencontro entre Ajax x Bayern, novo empate, dessa vez na Holanda - um 3 a 3, serviu para mostrar o poderio ofensivo do Ajax. Hoje, é o time com mais gols em toda a Europa (155).

 

Ajax ressurge com fidelidade ao “futebol total” de Cruyff e um olho no jogo atual

Sem abandonar filosofia, Ajax se reinventa para ameaçar reinado de Cristiano Ronaldo na Europa

 

O primeiro a derrubar Real e Juve

Deixando pelo caminho Real Madrid e Juventus, na sequência, o Ajax se tornou a primeira equipe a ganhar na casa dos dois adversários, em uma mesma temporada, em toda a história das competições europeias.

 

- Você vê a emoção em todo mundo, eu também estou emocionado. Fantástico que tenhamos conseguido. Todo mundo enlouqueceu. Ir com o Ajax para as semifinais, quem pensaria? Todo mundo riria da gente se apostássemos nisso - disse Van de Beek após o jogo.

 

Craque o Ajax faz em casa

Passar por rivais de outras realidades financeiras não é obra do acaso. É fruto de uma filosofia praticada pelo clube desde a década de 1960. Começou com a geração de Rinus Michels e Cruyff, passou por Van Gaal e Seedorf e chegou a Erik ten Hag e De Ligt.

 

O Ajax sempre investiu com força nas categorias de base à procura de um estilo de jogo ofensivo e de posse de bola. Atualmente, o treinador Erik ten Hag encontrou em jovens como De Jong e De Ligt a possibilidade de resgatar esses valores do clube. (Veja a matéria do Painel Tático sobre o Ajax)

 

"É sensacional. Esse time cresce, e a cada vez conseguimos alargar as fronteiras" disse Erik ten Hag.

 

O elenco, inclusive, é o mais jovem dentre todas as equipes presentes nas quartas de final da Liga dos Campeões, com média de idade de 23,4 anos. Não apenas isso. É o segundo mais jovem de todos os 32 times que disputaram a fase de grupos do torneio, atrás apenas do PSV, com 23,3 anos.

 

Média de idade dos elencos dos times das quartas de final:

Ajax: 23,4

Manchester City: 25,9

Porto: 26

Liverpool: 26

Tottenham: 26,3

Barcelona: 26,6

Manchester United: 27,1

Juventus: 28,1

E pasmem. Na partida contra a Juventus, o Ajax completou 1750 partidas consecutivas jogando com pelo menos um jogador das categorias de base no time titular. Sequência iniciada em 1982.

 

Inclusive, o próprio clube faz questão de destacar essa veia formadora. Após a classificação sobre a Juve, o perfil oficial postou fotos de Van de Beek e De Ligt, os autores dos gols em Turim, ainda crianças com a camisa do Ajax.

 

Busca pelo penta

Após passar por três fases da pré-Champions, o time holandês está de volta às semifinais pela primeira vez desde a temporada 1996/97 (quando foi derrotado pela Juventus) e vai em busca do quinto título para igualar Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool (só Milan e Real Madrid têm mais conquistas).

 

Os três primeiros títulos foram conquistados com a geração de Cruyff na década de 70 e o tetra veio em 1994/95 com Rijkaard, Seedorf, Davids, Litmanen, Kluivert e companhia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO