Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Dois reforços, ausências e o quinto ano de Renato: Grêmio se reapresenta para 2020

09.01.2020
10:06
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Dois reforços, ausências e o quinto ano de Renato: Grêmio se reapresenta para 2020

    Presidente Romildo Bolzan e Renato celebram renovação — Foto: Divulgação, Grêmio

O Grêmio dá o pontapé inicial para 2020 a partir das 15h desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho. O quinto ano consecutivo de Renato Gaúcho à frente da equipe começa com apenas duas caras novas, algumas ausências e a espera por mais reforços para rechear o elenco.

 

Ainda no fim do ano passado, o clube já havia anunciado a contratação do lateral-direito Victor Ferraz, do Santos, em uma troca que envolveu a ida de Madson ao time paulista. No dia 1º de janeiro, foi a vez da confirmação da chegada do volante Lucas Silva, que atuou no Cruzeiro em 2019. Os dois são esperados na reapresentação.

 

Os atletas do elenco de transição estão no Uruguai em disputa de amistosos com a seleção olímpica daquele país e retornam aos trabalhos até o início da próxima semana. Somente o atacante Da Silva não viajou e deve aparecer nesta quinta.

 

– O Grêmio mantém a mesma base, vai promover jogadores, trouxe outros dois pontualmente. Podemos trazer mais. Tem uma expectativa para 2020 tão forte quanto as outras, para disputar tudo – comentou o presidente Romido Bolzan Júnior em entrevista à RBS TV.

 

Cinco anos de Renato

O principal "reforço" para 2020 está na casamata. Sem muita novela, o técnico Renato Gaúcho renovou contrato até dezembro e vai para o quinto ano à frente do Tricolor. Ele inicia a quarta temporada com planejamento traçado por suas ideias.

 

Será também um período para Renato quebrar mais recordes. Em dados levantados pelo GloboEsporte.com desde 2003, Muricy Ramalho é o treinador mais longevo em atividade na elite do futebol brasileiro, com 1.264 dias no São Paulo. Portaluppi já soma 1.207 no Grêmio.

 

Pelo Tricolor, deve ultrapassar Oswaldo Rolla, o Foguinho, recordista de jogos como comandante do vestiário, com 378. Renato tem 334, na terceira posição. Entre eles, há Felipão, com 368 partidas.

 

Caras novas

A primeira contratação do Grêmio para 2020 é Victor Ferraz. O lateral-direito que está prestes a completar 32 anos supre as saídas de Léo Moura e Galhardo, que não renovaram contrato.

 

Leonardo segue em recuperação de cirurgia no joelho direito e só volta no meio da temporada, mas deve se reapresentar. O clube ainda busca outro reforço para a posição. Tentou repatriar Edilson, mas as negociações não deram certo. Por enquanto, somente o jovem Felipe, da equipe de transição, é opção.

 

No primeiro dia de 2020, o Tricolor anunciou o volante Lucas Silva, de 26 anos. Ele atuou nos dois últimos anos com a camisa do Cruzeiro, emprestado pelo Real Madrid. Porém, não atua desde junho, quando acabou o vínculo com os mineiros.

 

Em setembro, o meio-campista rescindiu contrato na Espanha e passou a treinar por conta. Resta saber as condições de jogo com as quais se apresentará nesta quinta.

 

– São reforços pontuais. Victor é vitorioso, líder, capacidade de mobilização, intenso, chegada, recompõe bem, um dos melhores laterais do Brasil. O Lucas Silva é expectativa, agrega o chute de fora da área. Está disposto a recomeçar uma carreira – destaca Bolzan.

 

Compasso de espera

Há outros nomes em vista. O Grêmio aguarda apenas um documento do Atlético de Madrid para anunciar a contratação por empréstimo do lateral-esquerdo Caio Henrique. Porém, o jogador treina com a seleção brasileira que disputa o Pré-Olímpico na Colômbia neste mês. Se tudo der certo, chega a Porto Alegre em fevereiro.

 

O clube gaúcho ainda trabalha em duas frentes que demandam maior negociação. O centroavante Pedro, da Fiorentina, é o preferido para o comando de ataque. Contudo, os altos valores envolvidos nas tratativas impedem maiores avanços. Sem contar que o Flamengo entrou de vez na disputa pelo jogador.

 

O goleiro Vanderlei, do Santos, também foi procurado. As conversas prosseguem sem maiores avanços. As partes discutem a formatação do negócio, já que o jogador está insatisfeito na reserva do time paulista. Porém, não há pressa no Tricolor para definir esta situação.

 

Ausências

A perda mais sentida pela torcida para 2020 é Luan. O meia-atacante sofreu com as lesões nas duas últimas temporadas e acabou negociado com o Corinthians. Junto a ele, deixam Porto Alegre os laterais Léo Moura e Galhardo, o volante Rômulo e os atacantes Felipe Vizeu e Guilherme – este último estava emprestado ao Sport e acertou de forma definitiva com o Al-Faisaly, da Arábia Saudita.

 

Mais três jogadores não comparecerão aos primeiros dias de trabalho no CT Luiz Carvalho. Assim como o reforço Caio Henrique, o goleiro Phelipe Megiolaro, o volante Matheus Henrique e o atacante Pepê estão cedidos à seleção brasileira para o Pré-Olímpico. Todos eles retornam em fevereiro.

 

Quem deve se reapresentar:

Goleiros: Paulo Victor e Julio César

Laterais: Bruno Cortez, Juninho Capixaba, Leonardo e Victor Ferraz

Zagueiros: Pedro Geromel, Kannemann, David Braz, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Rodrigues

Volantes: Lucas Silva, Maicon, Thaciano, Darlan e Michel

Meias: Jean Pyerre e Patrick

Atacantes: Diego Tardelli, André, Everton, Alisson, Luciano e Da Silva

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO