Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Durante fiscalização, pescadores fogem e 70 kg de pescado irregular são apreendidos

29.04.2017
11:33
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pescado  sema

    A Sema ressalta que, mesmo fora do período de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras (Foto: Ilustração/Reprodução)

Uma equipe de fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 70 kg de pescado irregular, além de ganchos e anzóis sem iscas, na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.

 

A apreensão ocorreu na quarta-feira (26), mas foi divulgada apenas na sexta-feira (28). Segundo a Sema, a ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar de Proteção Ambiental, mas ninguém foi preso na ação.

 

Segundo o superintendente de Fiscalização, major Gibson Almeida, após serem identificados, os pescadores abandonaram os peixes - todos da espécie pintado - e fugiram em duas lanchas. “Nós intensificamos a fiscalização na região do Pantanal com o objetivo de autuar também preventivamente”, disse.

 

Os peixes foram encaminhados para o abrigo institucional Alice Costa, que fica na cidade de Poconé.

 

Regras

A Sema ressalta que, mesmo fora do período de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras durante a atividade, como não usar apetrechos de pesca como tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas e equipamento sonoro elétrico ou luminoso.

 

As medidas mínimas dos peixes, que constam na carteira de pesca do Estado, também devem ser respeitadas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO