Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Ecoporto Santos é multada em R$ 450 mil por embarque de gado

16.02.2018
14:35
FONTE: GLOBO RURAL

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • boi_nada_9

    Animais embarcados no navio Nada, quando estava impedido de zarpar do Porto de Santos (Foto: Divulgação)

A empresa Ecoporto Santos S/A, responsável pela operação de embarque de gado realizado no Porto de Santos em janeiro, foi multada em R$ 450 mil pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Segundo a companhia paulista, a ação foi realizada em "desacordo com as licenças ambientais emitidas para o empreendimento", o que significa que a Ecoporto não tinha autorização ambiental emitida pela agência para o embarque de qualquer carga viva.

 

O embarque do rebanho com cerca de 27 mil animais no navio Nada foi impedido pela Justiça após ações movidas por entidades ligadas ao direito dos animais. A decisão foi revertida em 4 de fevereiro por uma liminar que atendeu pedido da Advocacia Geral da União (AGU), o que permitiu a partida do navio.

 

Segundo a Cetesb, a operação causou "muito desconforto em toda a cidade de Santos devido ao forte cheiro de estrume que se espalhou por vários bairros."

 

A companhia informa que o Ecoporto Santos foi autuada com base na Lei Estadual 118/73 e no Decreto Federal 6514/08. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), responsável pelo Porto de Santos, havia dito que não havia impedimento ou a necessidade de autorização especial para a movimentação de carga viva no Porto de Santos, litoral do Estado de São Paulo.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO