Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Politica

Empresa lança dispositivo que monitora a quantidade de leite que os bebês ingerem a cada mamada

06.03.2018
09:13
FONTE: Crescer

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • amamentacao_mitos_verdades

    ilustração

Uma preocupação recorrente nas mães que amamentam é: “será que meu bebê está mamando o suficiente?”. E foi para dar respostas à pergunta que uma empresa norte-americana lançou um dispositivo para monitorar a quantidade de leite que os bebês ingerem a cada mamada.

 

O que era para ser um aliado da amamentação, no entanto, está dividindo opiniões e causou a revolta de mães que defendem o aleitamento materno.

 

Um grupo de mães pediu ao fabricante Momsense que "deixem a natureza cumprir seu papel", pedindo que o equipamento seja retirado das prateleiras.

 

A empresa, por sua vez, rebateu às críticas: "nos importamos profundamente com as mães", acrescentando que o dispositivo pretende ser um "dispositivo de assistência".

 

Tessa Clark, de 30 anos e mãe de dois, moradora de High Wycombe (Inglaterra), descreveu o medidor inteligente de amamentação como "repugnante", dizendo que ele almeja deixar as mães ainda mais vulneráveis. "As mães que já estão inseguras em relação à amamentação vão ganhar uma quantidade considerável de dinheiro para comprar um equipamento enquanto poderiam economizar para receber um encontro presencial de um consultar especializado em amamentação. Muitas pessoas estão muito preocupadas com o fato de não terem informações precisas sobre como o equipamento funciona e também sobre as pesquisas que foram realizadas para chegar até a fabricação do dispositivo”, disse Tessa, em entrevista ao site Daily Mail. A mãe disse ainda que a amamentação é complicada para a maioria das pessoas, sendo necessário prestar atenção ao que o bebê está “dizendo”. "Se você está olhando para este aplicativo, isso irá dividir sua atenção, fazendo com que deixe de apreciar o momento da amamentação e olhar realmente para os sinais que o bebê está te dando durante as mamadas”. A mãe de dois conclui dizendo que esse tipo de tecnologia interfere na ordem natural das coisas.

 

Leanne Booth, de 27 anos, que é profissional de saúde e mãe, completa que amamentou três de seus quatro filhos e está preocupada com o fato de que a experiência geral de ligação entre mãe e filho seria dificultada pelo equipamento, já que estaria distraída pelo aplicativo. "Como mãe e apoiadora da amamentação acho que este equipamento está minando todas as experiências positivas no que diz respeito ao vínculo e afeto das mães com seus filhos”. Leanne questiona ainda a funcionalidade do aparelho, dizendo que o equipamento causará dúvida nas próprias mães, pois como saberão determinar com precisão se o bebê está obtendo a quantidade que precisa, apenas pela medida indicada pelo dispositivo? “Todo leite é diferente e os bebês têm diferentes necessidades nutricionais. Os indicadores de que o bebê está mamando o suficiente são fraldas molhadas e sujas e ganho de peso suficiente. A quantidade ingerida tem pouca ou nenhuma relevância”, diz. Ela concorda com Tessa no que diz respeito à interferência no vínculo entre mãe e filho. “A mãe se concentrará no aplicativo, em vez de olhar para o bebê, ouvir bebê, falar e cantar para o bebê”, completa.

 

Como o equipamento funciona?

Chamado de Momsense, o dispositivo criado por fabricante norte-americano oferece um par de fones de ouvido especialmente projetados, que incluem um pequeno sensor para o bebê. Este sensor é colocado sob o lóbulo da orelha do bebê, enquanto os fones de ouvido se conectam ao smartphone da mãe. À medida em que o bebê mama, o sensor amplifica e registra cada gole, e os dados vão para o celular da mãe. O dispositivo fornece um relatório detalhado, incluindo a duração da amamentação e a quantidade de leite consumida. O fabricante disse que “as mães devem saber que seus instintos provavelmente estão bem”. E acrescenta que a tecnologia serve como assistência ao bebê e não como uma tela para distrair as mães.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO