Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Estudo: consumo do ovo está relacionado a menor mortalidade cardiovascular

11.06.2018
09:21
FONTE: Guilherme Renke

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • ovo

    ilustração

O ovo já foi considerado um vilão, no entanto, hoje sabe-se que seu consumo dentro de uma alimentação equilibrada pode sim trazer benefícios para a saúde. A afirmativa de que o consumo do ovo aumenta o colesterol, o risco cardiovascular ou metabólico é questionável e não se comprova por vários estudos publicados nos últimos anos.

 

Avaliando rapidamente três estudos interessantes sobre o assunto, podemos chegar à conclusão de que o consumo do ovo pode, na verdade, talvez trazer benefício cardiovascular:

 

1. Estudo de Geiker e colaboradores publicado em 2017 no European Journal of Clinical Nutrition evidência que “o consumo de sete ovos por semana não traz riscos cardiovasculares“.

 

2. Estudo randomizado de Fuller e colaboradores publicado em 2015 no American Journal of Clinical Nutrition mostra que “o consumo do ovo não tem efeitos adversos sobre o colesterol (inclusive em pessoas com diabetes). A ingesta diária do ovo é segura e traz maior saciedade trazendo benefícios para a composição corporal.

 

3. Estudo de Richard e colaboradores publicado em 2017 no Canadian Journal of Diabetes JD mostra que “o consumo de 6 a 12 ovos por semana é consistente com programas de promoção da saúde. Seu consumo não traz malefícios nem para pacientes diabéticos.

 

A maioria dos estudos tem obviamente algumas limitações, como número de participantes e ausência de grupo controle, isso provavelmente devido à complexidade e ao custo dos estudos randomizados. No entanto, estudos com grandes populações foram feitos nos últimos anos como o de Qin e colaboradores publicado agora em 2018 no Heart (British Medical Journal).

 

Nesse grande estudo feito entre 2004 e 2008, mais de 500 mil adultos com idade entre 30 e 79 anos foram recrutados em 10 locais diferentes de pesquisa na China. Os participantes foram questionados sobre a frequência do consumo de ovos e foram acompanhados por meio de vários registros e investigação ativa.

 

No início desse estudo, 13,1% dos participantes relataram baixo consumo diário (menos de 1 ovo) e 9,1% relataram nunca consumir ovo ou só muito raramente. Em comparação com os não consumidores, o consumo diário de ovos foi associado com menor risco de doenças cardiovasculares (HR 0,89, IC 95% 0,87 a 0,92). Houve relação inversa do maior consumo de ovos com a morbidade de todos os parâmetros cardiovasculares. Os consumidores diários de ovos também tiveram um risco 18% menor de morte cardiovascular e um risco 28% menor de morte por acidente vascular cerebral hemorrágico em comparação com os não consumidores.

 

Apesar dos benefícios desse grande estudo precisamos entender que o objetivo dessa matéria não é afirmar que aumentar o consumo do ovo trará benefício cardiovascular ou para a saúde global. Pelo contrário, programas nutricionais devem ser individualizados, feitos para cada pessoa e com a orientação do nutricionista. Vale ressaltar também que o consumo de qualquer alimento vai ser indicado ou não de acordo com as patologias ou caracteristicas clínicas que o indivíduo apresenta, por isso o acompanhamento médico é fundamental.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO