Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Exportação de soja do Brasil na 1ª semana de abril dispara e soma 3 mi t, diz Secex

09.04.2019
17:26
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Ilustrativo

Maior exportador mundial da oleaginosa, o Brasil embarcou na semana passada uma média de 604,6 mil toneladas do produto por dia, aumento de 24,4 por cento ante a exportação diária de abril de 2018, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

 

Se ritmo apontado pela Secex se mantiver, o Brasil poderia exportar 12,7 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde mensal, superando os 12,35 milhões de toneladas de maio de 2018.

 

Contudo, a programação de navios da agência Williams aponta para embarques de 4,8 milhões de toneladas entre esta segunda-feira e o final do mês.

 

Com o total já embarcado na semana passada, segundo a Secex, as exportações ficariam em pouco menos de 8 milhões de toneladas, com operadores citando um ritmo mais lento de negócios com soja, o que até estaria abrindo oportunidades para embarques de milho mais volumosos.

 

Milho

Em relação ao milho, foram exportadas 146,3 mil toneladas na última semana (média de 29,3 mil por dia).

 

Somando-se ao que aponta o mesmo line-up da Williams, o Brasil exportaria em abril aproximadamente 600 mil toneladas do cereal, ante 114,9 mil toneladas há um ano.

 

"Em se tratando do milho, o que está ocorrendo é que, em portos onde os line-ups estão com mais folga, há espaço para se apresentarem mais navios (para o carregamento do cereal)", disse o assistente executivo da Anec, Lucas Trindade de Brito.

 

Conforme ele, Paranaguá (PR) e Imbituba (SC) figuram como portos "não tão apertados" pela soja, permitindo-lhes maiores exportações de milho nesses terminais. Já em Santos (SP), a oleaginosa segue dominante.

 

Segundo Brito, da Anec, é normal alterações nos line-ups. Até a semana passada, por exemplo, a entidade tinha uma programação de exportação de 6,9 milhões de toneladas de soja e de 370 mil toneladas de milho em abril.

 

Em abril do ano passado, o volume exportado somou 10,3 milhões de toneladas. Na época, havia a escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China e uma safra recorde no Brasil, que beneficiavam os embarques brasileiros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO