Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Falta de crédito rural com taxas controladas motiva busca por opções

14.06.2019
14:51
FONTE: AviSite

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Reprodução

A escassez de crédito para financiar o agronegócio tem feito setores público e privados buscarem alternativas. Algumas delas fazem parte de uma Medida Provisória (MP) que ainda está sendo preparada, segundo afirmou ontem o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri.

 

Em evento promovido pela Syngenta em Campinas (SP), Boueri lembrou que depósitos à vista - 30% têm de ser direcionado para o crédito agrícola - estão minguando. “A principal forma de financiamento do agronegócio está sumindo”, disse.

 

Uma das alternativas é lançar o fundo de aval fraterno por meio de MP. Com essa ferramenta, um grupo de produtores faz um fundo e se avalizam. Em seguida, o grupo é avalizado pelos bancos e indústrias credoras e pelo Tesouro Nacional.

 

Outra alternativa que pode ser usada para financiar negócios é possibilitar a emissão da tradicional Cédula de Produto Rural (CPR) em dólar e possibilitar que ela seja lastreada em moeda americana, bem como a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). “Essa MP está na mira para ser lançada junto com o Plano Safra”, disse.

 

Usar a linha de Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) Giro Rural como forma de financiar dívidas também esta sendo considerada. “Vamos reativar o FAT Giro Rural. Não precisamos de medida provisória para isso. Nenhuma dessas coisas é uma bala de prata, mas vão facilitar muito a renegociação de dívidas”, afirmou.

 

Boueri reafirmou que o governo está trabalhando para que os recursos para o programa de subsídios do seguro rural atinjam R$ 1 bilhão no próximo orçamento do Plano Safra 2019/20.

 

“A ministra Tereza [Cristina] e o ministro [Paulo] Guedes têm defendido que temos de sair do subsídio do crédito para o subsídio do seguro”, afirmou. Segundo ele, é uma forma de distribuir esses subsídios de forma mais abrangente.

 

“Precisaremos aumentar as taxas de juros [do Plano Safra], mas não será um aumento significativo. Nós da economia temos uma mão mais pesada que a Tereza Cristina, mas ela deixaria pesarmos demais a mão”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO