Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Festival Vale do Café leva visitantes de volta ao Brasil Império

21.07.2017
15:18
FONTE: Portal Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • c845bb28_e75e_455e_94e0_fcaf8dcde40b

A 15ª edição do Festival Vale do Café começa nesta sexta-feira (21) e vai movimentar fazendas do interior do Rio de Janeiro. Durante dez dias, visitantes terão experiências musicais e gastronômicas em meio à beleza natural da região histórica dos barões do café.

 

Nos passeios, o turista tem oportunidade de conhecer a história dos barões que se estabeleceram na região, ostentando riqueza em sobrados suntuosos. Na época do Brasil Império, a região de Vassouras, utilizando-se de mão de obra escrava, chegou a produzir e comercializar 75% do café consumido no mundo.

 

Além das fazendas, o visitante encontra hotéis, restaurantes e lojas de artesanato nos vários municípios que integram o roteiro. As experiências oferecidas variam desde saraus de música e oficinas de bordado das baronesas aos pratos servidos nos banquetes reais.

 

As atividades resgatam hábitos dos barões do café e proporcionam ao visitante uma viagem de volta ao tempo.

 

Fazendas históricas

O festival teve início oficialmente na manhã desta sexta, na Fazenda União, em Rio das Flores, com um concerto lírico. Também participam do festival a Fazenda Paraízo, do Barão do Rio Preto, considerada a mais autêntica da região, ainda em Rio das Flores; e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí.

 

Já a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz celebração musical para os turistas em um cenário que já serviu de locação para filmes e novelas.

 

A Fazenda das Palmas, no município de Paulo de Frontin, recepciona os turistas com violoncelistas e cardápio orgânico. Em Vassouras, a Fazenda São Roque também recebe o visitante com música clássica.

 

No centro histórico da cidade, é possível aproveitar uma programação paralela ao evento, totalmente gratuita, com atrações musicais, artísticas e infantis durante todo o período do festival. No auge do ciclo do café, Vassouras era o centro da nobreza rural do Rio de Janeiro, uma extensão da capital do império.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO