Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Fim do mistério: 73 peças perdidas da Calçada da Fama são recuperadas e voltarão ao estádio

15.02.2019
06:02
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • peças calçada da fama

    Peças da Calçada da Fama do Maracanã que estavam guardadas em salas — Foto: Reprodução/TV

O mistério chegou ao fim. Sumidos desde a reforma do Maracanã, 73 itens da Calçada da Fama do estádio voltarão, enfim, a ser exibidos para os torcedores e visitantes do estádio. Para encontrá-los, nem foi preciso ir muito longe: todos já estavam dentro do complexo esportivo, espalhados por salas administrativas do Maracanãzinho. O mais difícil foi ter acesso ao acervo.

 

Após mais de dois anos de espera, a concessionária que administra o Maracanã conseguiu, em janeiro, com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado, abrir as salas do ginásio para, enfim, procurar as peças. O material estava lá, espalhado em seis salas do segundo andar, guardadas sem o cuidado necessário: havia peças em sacos de lixo, algumas alocadas até em banheiros, e moldes de gesso embalados sem segurança.

 

- Essa não é a condição recomendável. Qualquer choque, qualquer impacto poderia ter se perdido alguma peça, poderia ter se quebrado. Por não estarem bem embaladas e por não estarem bem organizadas, talvez ficasse mais difícil identificá-las - afirmou a museóloga Daniele Torres, responsável pelo trabalho de garimpar as peças do acervo do estádio em meio a materiais diversos armazenados nas salas.

 

 

- Conseguimos mostrar para a sociedade o que estava até então sumido, desconhecido. Acho que foi um grande ganho de todos - declarou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, Felipe Bornier.

 

Criada originalmente com 50 itens para marcar o cinquentenário do Maracanã, em 16 de junho de 2000, a Calçada da Fama já contava com o dobro de marcas quando o estádio foi posto abaixo para remodelação, no fim de 2010. O novo Maraca voltou à ativa em 2013, mas a concessionária precisou esperar os eventos internacionais sediados no Brasil - Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio-2016 - para reabrir a Calçada da Fama à visitação.

 

Ainda assim, apenas 28 pegadas - menos de um terço do acervo - foram disponibilizadas pela Secretaria estadual de Esporte, privando torcedores e turistas de rever o registro de craques históricos como Nilton Santos, Gerson, Ademir da Guia, Bellini, Sócrates e Romário.

 

Atualmente, duas novas peças, as primeiras produzidas pela Concessionária Maracanã, se juntam a esse material: as marcas dos pés da craque Marta e das mãos do goleiro Julio César. Outras duas estão em processo de finalização, do atacante Tulio e do ídolo mundial Ronaldinho Gaúcho.

 

Nova Calçada da Fama será inaugurada até abril

Agora, com as antigas peças recuperadas, começa uma corrida contra o tempo para que elas voltem ao devido lugar. Para marcar o retorno das homenagens, o Maracanã prepara uma nova Calçada da Fama, maior e com nova apresentação visual, que será inaugurada até abril.

 

Nesta primeira etapa, 48 jogadores homenageados no passado estarão novamente em exposição. Outras 21 peças ainda precisam de restauração, e serão incorporadas à visitação até a Copa América, que será realizada no Brasil e que terá a final no Maracanã, dia 7 de julho.

 

Apenas quatro peças estão em condições mais difíceis, e deverão ser reproduzidas até o fim do ano - o estádio possui moldes das marcas originais. O orçamento previsto para o trabalho de recuperação das peças e remodelação da Calçada da Fama é de aproximadamente R$ 200 mil, valor que será pago pela Concessionária Maracanã.

 

- O mais rápido possível a gente vai colocar essas peças à disposição do público que frequenta o Tour Maracanã, que recebe 1.500 pessoas por dia. A gente vai criar uma área especial para essas peças que vão chegar, para que elas fiquem ainda mais visíveis, mais bonitas - disse o relações públicas da Concessionária Maracanã, Daelcio Freitas.

 

Parte das pegadas da nova Calçada da Fama ficarão no corredor de acesso ao campo, formando uma espécie de corredor de honra para inspirar os jogadores antes das partidas.

 

- Os jogadores que hoje atuam vão passar por essa área, acho que vai ser uma relação bacana entre presente e passado - completou Daelcio Freitas.

 

Confira os jogadores que tiveram seus registros recuperados para voltar à Calçada da Fama:

 

  1. Ademir da Guia
  2. Ademir Menezes
  3. Adílio
  4. Alex
  5. Alexandre Torres
  6. Almir Pernambuquinho
  7. Altair
  8. Amarildo
  9. Barbosa
  10. Bebeto
  11. Bellini
  12. Branco
  13. Brito
  14. Carpegiani
  15. Castilho
  16. Claudio Adão
  17. Coutinho
  18. Danilo Alvin
  19. Dario (Dada Maravilha)
  20. Dequinha
  21. Dirceu
  22. Djalma Santos
  23. Edinho
  24. Evaristo
  25. Falcão
  26. Friaça
  27. Geovani
  28. Gerson
  29. Gylmar
  30. Ipojucan
  31. Jair Rosa Pinto
  32. Joel
  33. Julinho
  34. Junior
  35. Kaká
  36. Leandro
  37. Leonidas
  38. Luiz Pereira
  39. Luizinho
  40. Manga
  41. Marco Antonio
  42. Marinho
  43. Marinho Chagas
  44. Marta
  45. Mendonça
  46. Nilton Santos
  47. Orlando
  48. Pampolini
  49. Paulo Borges
  50. Paulo Cezar Lima
  51. Paulo Henrique
  52. Paulo Victor
  53. Pepe
  54. Pinga
  55. Pinheiro
  56. Quarentinha
  57. Renato Gaúcho
  58. Reinaldo
  59. Roberto Miranda
  60. Romário
  61. Rondinelli
  62. Rubens
  63. Samarone
  64. Silva Batuta
  65. Sócrates
  66. Tita
  67. Tostão
  68. Vava
  69. Waldo
  70. Zinho
  71. Zito
  72. Zizinho
  73. Zózimo

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO