Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fiscalização encontra carne moída, queijo e mortadela vencidos em supermercado em Cuiabá

21.07.2017
15:35
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • cpa1

Uma fiscalização da Polícia Civil, Procon e Vigilância Sanitária encontrou 1,7 quilo de carne moída, 3,9 quilos de queijo muçarela e 2,1 quilos de mortadela vencidos em um supermercado no bairro CPA IV, em Cuiabá. Foram encontrados ainda produtos vencidos em outra unidade da mesma rede de supermercados, também naquele bairro.

 

A operação de fiscalização ocorreu nessa quinta-feira (20), após denúncia na Ouvidoria Geral do Estado sobre manutenção, distribuição e venda de produtos impróprios para consumo nos dois supermercados.

 

Durante a inspeção em um desses comércios, na Avenida Curió, foram encontrados, além da carne moída, queijo e mortadela vencidos, três unidades de tomate seco fora do prazo de validade, além de acúmulo de lixo e sujeira no corredor lateral. A câmara fria foi interditada pela Vigilância Sanitária por precisar de manutenção para conservar alimentos.

 

Outras irregularidades foram produtos armazenados no chão, equipamentos em desuso, armários de funcionários sem manutenção, armazenamento de produtos vencidos junto às carnes, armazenamento de alimentos junto a produtos de limpeza e produtos vendidos sem data de validade.

 

O Procon apreendeu ainda bebidas alcoólicas, iogurtes, massa de lasanha, dois tipos de pães, biscoitos e outros.

 

No segundo supermercado da mesma rede, na Avenida Beija Flor, foram encontrados bebida láctea fermentada, biscoitos, massas de lasanha, pães, refrigerantes, sucos, limpador de uso geral, odorizante sanitário, entre outros, com validade vencida e impróprios para o consumo.

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), disse que serão instaurados dois inquéritos para apurar as responsabilidades criminais. Os produtos vencidos serão entregues pelo Procon Estadual à Decon para serem encaminhados à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

 

Os responsáveis poderão responder por crime de expor à venda mercadoria vencida ou imprópria para o consumo, com pena de dois a cinco anos de prisão ou multa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO