Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fotos mostram hematomas supostamente causados por delegado e policiais presos suspeitos de tortura em MT

19.10.2018
10:26
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • tortura

    Fotos mostram hematomas supostamente causados por delegado e policiais presos suspeitos de tortura em Colniza — Foto: Divulgação

Os ferimentos e hematomas em três jovens, supostamente torturados por um delegado e dois policiais civis presos na Operação 'Cruciatus', em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, foram registrados em fotografias. As imagens foram anexadas na denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPE).

 

O delegado Edison Ricardo Pick e os policiais civis Woshington Kester Vieira e Ricardo Sanches foram presos na terça-feira (16) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

 

Eles foram transferidos e estão no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Os servidores são suspeitos de torturar dois jovens e tentado asfixiar um adolescente com uma sacola na cabeça, entre janeiro e maio deste ano.

 

As fotos mostram lesões de um adolescente. Os ferimentos, que são visíveis no pescoço, nas costas e na barriga, foram confirmados em exames de corpo de delito.

 

Segundo o MPE, três pessoas que estavam sendo investigadas pela polícia denunciaram o delegado e os policiais por agressões físicas. As vítimas passaram por exames de corpo de delito que confirmaram lesões provocadas supostamente por socos e pontapés.

 

Operação

Pick, Kester e Sanches tiveram as prisões decretadas pelo juiz Ricardo Frazon Meneguccci, da Vara Única de Colniza. Eles foram denunciados pelo MPE, que recebeu os relatos sobre as supostas agressões cometidas contra dois jovens e um adolescente.

 

Relato

Uma das vítimas era um preso que teria sido torturado na delegacia do município, em maio deste ano. Ele alegou ao MPE que foi torturado por Kester na presença do delegado e que, anteriormente, em outubro de 2017, já tinha sido torturado pelo policial Kester.

 

Quando chegou na unidade prisional, dois agentes penitenciários perceberam os hematomas e comunicaram o diretor da cadeia pública de Colniza, que o encaminhou para exame de corpo de delito.

 

Já o adolescente, que teria sido agredido no dia 31 de janeiro, relatou que Kester e outros policiais civis, além do delegado, o agrediram com socos, tapas e chutes nas costas.

 

“Seguraram [o adolescente] pelo cabelo, além de colocarem uma sacola na cabeça [dele], com o fito de asfixiá-lo, tal como retratado no popular filme 'tropa de elite”, consta em trecho da denúncia.

 

Outro lado

O delegado e os investigadores serão defendidos pelos advogados dos sindicatos das respectivas categorias.

 

A Polícia Civil declarou que atos de tortura não são uma realidade dentro das delegacias da instituição.

 

“A instituição assevera que denúncias isoladas de violação de direitos humanos são apuradas em sua integralidade e severamente punidas quando comprovadas. A Corregedoria da Polícia Civil vai adotar todas as medidas cabíveis no âmbito administrativo disciplinar”, ponderou.

 

Nome da Operação

'Cruciatus' é o nome de uma maldição presente nos livros e filmes do personagem Harry Potter. Conhecida como Maldição da Tortura, é relatada na literatura dos livros como uma das magias mais poderosas e sinistras do mundo bruxo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO