Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Frigorífico de Nova Mutum é um dos 25 habilitados pela Arábia Saudita para exportação de frango

22.01.2019
16:44
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • frigorifico aves

    Foto: Divulgação

Apenas 25 de 58 frigoríficos de aves no Brasil foram habilitados pela Arábia Saudita para exportação de carne de frango. A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O impacto efetivo da decisão do governo da Arábia Saudita é, portanto, sobre 5 plantas no Brasil.

 

Uma  das 25 plantas frigoríficas aptas a realizar embarques para o país árabe está localizada em Nova Mutum. 

 

As empresas que continuam autorizadas a realizar exportações constam em uma lista divulgada pelas autoridades sauditas.  As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos. Planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações.

 

A ABPA está em contato com o Governo Brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas.  Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do Ministério para obter a autorização para exportar a este mercado.

 

Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou conhecimento ontem de relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita habilitando 25 estabelecimentos brasileiros como exportadores de carne de frango para aquele país (veja lista).

 

A aprovação foi resultante de missão que o Reino enviou ao Brasil em outubro de 2018. Na ocasião, foram visitados frigoríficos, fazendas e fábricas de ração.

 

O grupo habilitado respondeu no ano passado por 63% do volume das exportações brasileiras de carne de frango – porcentagem que correspondeu a 437 mil toneladas – para a Arábia Saudita.

 

O Ministério ainda está examinando o relatório e encaminhará aos estabelecimentos as recomendações apresentadas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO