Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Esportes

Gabigol passa Edílson e tem média para bater recorde de Hernane pelo Flamengo no século

09.09.2019
08:37
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gabigol passa Edílson e tem média para bater recorde de Hernane pelo Flamengo no século

    Camisa 9 rubro-negro, Gabigol chegou a 29 gols em 39 jogos em 2019 — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A torcida do Flamengo tem motivos para estar empolgada com o time em 2019. Título Carioca, classificação para a semifinal da Libertadores, liderança isolada do Campeonato Brasileiro e o artilheiro do país na temporada: Gabigol, com 29 bolas na rede. Aliás, os rubro-negros não veem tantos gols de um mesmo jogador já tem seis anos, desde Hernane em 2013.

 

De lá para cá, Alecsandro foi quem chegou mais "perto" do Brocador, com 21 gols em 2014. Guerrero tentou e parou nos 18 em 2016 e nos 20 em 2017; Henrique Dourado fez 13 em 2018; Marcelo Cirino, só 11 em 2015... Até chegar a vez de Gabigol. O atual camisa 9 rubro-negro já é o segundo maior goleador do clube em uma única temporada neste século.

 

Autor de um dos gols da vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Avaí no último sábado, no Mané Garrincha, ele ultrapassou o ex-atacante Edílson, o "Capetinha", que marcou 28 vezes no longínquo ano de 2001. Agora, Gabigol só tem pela frente a marca de Hernane, que até pouco tempo atrás parecia inalcançável. Mas o feito do Brocador já vê o concorrente pelo retrovisor.

 

Com 29 gols em 39 jogos, Gabigol tem média de 0,74 bola na rede por partida. Como o Flamengo tem pelo menos mais 22 jogos para fazer na temporada – 20 pelo Brasileiro e dois pela Libertadores –, o atacante pode assumir o posto de maior artilheiro por ano do clube no século XXI até com certa tranquilidade: com a média atual, ele faria mais 16 gols e terminaria com 45.

 

Vivendo sua melhor temporada da carreira aos 23 anos, Gabigol está emprestado pela Inter de Milão, da Itália, até dezembro e já movimenta a diretoria do Flamengo para tentar segurá-lo para 2020. O camisa 9 cresceu ainda mais de produção desde a chegada de Jorge Jesus e marcou 15 gols nos últimos 13 jogos. Apesar do destaque individual, o atacante divide os méritos:

 

– Muito feliz por essa grande fase, mas eu acho que ela passa por todos os meus companheiros, comissão técnica, pelo staff. Todo mundo tem um conjunto muito bom, e aí as individualidades aparecem. Mas não é só uma boa fase minha, é da equipe inteira – afirmou o goleador do Flamengo na saída de campo após a vitória sobre o Avaí.

 

"Plaquinha" vira meme

Uma comemoração que já tinha virado tradicional do atacante era pegar e levantar um cartaz da torcida com a mensagem: "Hoje tem gol do Gabigol". Mas o gesto foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e o atacante precisou ser julgado na última quarta-feira. Ele acabou absolvido, mas não repetiu a celebração diante do Avaí.

 

Ao contrário, Gabigol fez uma crítica à situação que viveu ao comemorar o seu gol com os braços erguidos, como se estivesse segurando uma cartolina imaginária com a mesma mensagem. Depois do jogo, nas redes sociais, fez postagens irônicas e usou uma foto em que aparecem policiais na frente de um torcedor com o cartaz. Na legenda, escreveu: "Que protejam a plaquinha".

 

A crítica de Gabigol logo ganhou apoio nas redes sociais e virou meme. Vários torcedores entraram na ironia: alguns criaram o velho cartaz nas mãos do atacante; outros brincaram com o "sumiço" da "plaquinha"; e alguns até criaram uma nova mensagem, inspirada no Adriano Imperador quando ele jogava no Flamengo. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO