Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Garimpo ilegal é fechado e 21 pessoas são presas em município de MT

20.07.2017
14:54
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • acao_fecha_garimpo_clandestino_e_prende_21_pessoas_em_aripuana

As polícias Civil e Militar, em parceria com o sistema penitenciário, fecharam um garimpo clandestino no município de Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, e prenderam 21 pessoas nessa quarta-feira (19). Elas foram flagrados revirando o solo em busca de metais preciosos.

 

Aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados. Foram apreendidas cinco motos, uma amostra de ouro em pó, balança de precisão e uma escavadeira hidráulica. A área explorada ilegalmente fica a aproximadamente 18 km da cidade.

 

Os 21 presos foram autuados por associação criminosa, destruição de floresta nativa, extração ilegal de recursos naturais e espulho possessório. Em razão da soma das penas ser maior que quatro anos, não foi arbritrada fiança a nenhum deles.

 

Os garimpeiros foram surpreendidos pela polícia quando separavam as pedras maiores de uma parte da área, enquanto outros as lançavam nos lavabos grandes de madeira para purificá-las em porções menores, com o uso de motores bombas.

 

Os policiais também viram uma escavadeira hidráulica sendo usada para revirar o solo e o subsolo, além de outros garimpeiros batendo areia em busca de metais preciosos.

 

A Polícia Civil informou que vai acionar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para autuação administrativa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO