Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Governo eleva previsão de alta do PIB de 2019 para 0,85%

10.09.2019
09:42
FONTE: Alexandro Martello | G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Previsão de inflação para 2019 passou de 3,8% para 3,6% para este ano. Números são da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

    Previsão de inflação para 2019 passou de 3,8% para 3,6% para este ano. Números são da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O governo elevou marginalmente sua expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 de 0,81% para 0,85%, informou a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia nesta terça-feira (10).

 

A pequena alta acontece após quatro cortes seguidos na previsão de crescimento da economia brasileira para este ano. O orçamento de 2019 foi elaborado prevendo que a economia cresceria 2,5%. Em março, a previsão caiu para 2,2%, em maio passou para 1,6% e, em julho, para 0,81%.

 

A estimativa foi divulgada após o resultado do PIB do segundo trimestre deste ano – que cresceu 0,4%, na comparação com os três primeiros meses do ano. O número veio um pouco acima do esperado pelo mercado e afastou o risco de entrada do país em uma recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB.

 

Na última semana, o mercado financeiro manteve em 0,87% sua previsão de alta do PIB neste ano. A projeção constam no boletim de mercado conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Banco Central (BC).

 

De acordo com o Ministério da Economia, a previsão é de que ocorra uma aceleração da recuperação da economia brasileira a partir de setembro, com o início da liberação dos recursos do saque imediato de R$ 500 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).O governo prevê pagar R$ 39,9 bilhões a 96,5 milhões de trabalhadores com a medida.

 

"A grande maioria dos mais de 33 milhões de trabalhadores elegíveis a crédito automático em sua conta poupança receberão seu recurso agora, em setembro e outubro, o que deve implicar em aquecimento da economia", avaliou o governo.

 

O secretário especial de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, argumentou que mudanças na economia acontecem gradualmente e não se dão por "saltos, são passo a passo".

 

"Mas a partir de setembro, haverá uma situação consistente de recuperação. Não tem voo de galinha. Temos de recolocar o Brasil em trajetória de crescimento sustentado de longo prazo", disse Sachsida.

 

Inflação

Já a expectativa de inflação do governo para 2019, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, foi revisada de 3,8% para 3,6%.

 

"Mais uma vez, a intensidade da descompressão do preço de alimentos foi responsável por parte da queda da estimativa de inflação", informou a SPE.

 

Com isso, a expectativa de inflação para este ano segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

 

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

 

Desafios

Adolfo Sachsida, do Ministério da Economia, avaliou que há três três desafios para o Brasil crescer de forma sustentada: um importante, outro urgente e um de conjuntura.

 

"O desafio importante é recuperarmos a produtividade da economia brasileira. Sem isso, não haverá crescimento sustentado da economia", declarou ele, classificando esse problema como uma "herança maldita" recebida pelo governo Bolsonaro.

 

O problema classificado como "urgente" pelo secretário de Política Econômica, por sua vez, é o "cenário fiscal" - caracterizado por rombos bilionários nas contas públicas.

 

"Vamos mostrar o tamanho do ajuste que estamos fazendo. É desafiador. A nova previdência foi um passo fundamental para resolver esse problemas, mas uma ampla agenda ainda é necessária", acrescentou ele.

 

Sachsida também afirmou que o terceiro desafio, conjuntural, está relacionado com a desaceleração econômica generalizada que vem sendo registrada na economia mundial.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO