Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Homens têm mais dificuldade em detectar problemas por excesso de treinos

11.06.2018
10:31
FONTE: Gerseli Angeli e Turibio Barros

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • homem_exercicio_pernas_1216_1400x800

    ilustração

Um quadro preocupante que pode ocorrer com mulheres atletas ou praticantes de atividades físicas em grandes volumes e intensidade, a “Tríade da mulher atleta” é um tema que precisa de atenção. A síndrome se caracteriza por baixa disponibilização de energia, com ou sem desordem alimentar, alterações no ciclo menstrual e perda de massa óssea. Mas será que o mesmo pode ocorrer com atletas do sexo masculino? Afinal de contas, homem não menstrua! A resposta é sim, existe a “tríade do homem atleta” e é importante ficar atento para os sintomas, pois a falta do sinal típico, que no caso da mulher é a menstruação, pode dificultar a detecção do problema.

 

A tríade do homem é muito similar à da mulher, com a presença de uma disponibilização de energia insuficiente, desmineralização óssea e hipogonadismo, com redução dos níveis dos hormônios sexuais e da contagem de espermatozóides, acompanhado da redução da libido. A "Tríade masculina" é muito mais comum em praticantes de modalidades de endurance, como corrida e ciclismo e/ou que exigem um controle rigoroso de peso, como a ginástica artística, levantadores de peso e jockeys.

 

Há algum tempo, médicos do esporte, fisiologistas e profissionais da área têm investigado a existência do quadro em atletas do sexo masculino e, neste ano, um simpósio no encontro anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva foi todo dedicado ao tema. Assim como na mulher, o homem acometido pela síndrome apresenta maior fragilidade óssea, com consequente maior risco de fraturas por stress e distúrbios reprodutivos que podem levar à infertilidade.

 

O tratamento do quadro deve ser feito por uma equipe multidisciplinar a fim de abranger todos os aspectos físicos e psicológicos presentes, priorizando o ajuste alimentar para que haja o fornecimento adequado de energia e de nutrientes e também o controle do volume e intensidade dos treinos.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO