Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Idec divulga lista completa de produtos inspecionados na Carne Fraca

20.04.2017
15:05
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • carne

    Na lista de produtos com irregularidades constam salsichas, linguiças, hambúrgueres e frangos congelados. (Foto: Reprodução GloboNews)

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do consumidor) divulgou nesta quinta-feira (20) a lista completa de produtos que passaram por inspeção na Operação Carne Fraca.

 

O documento especifica marcas, lote, data de validade e problemas encontrados em cada item e foi encaminhado ao órgão no último dia 10 pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça.

 

Segundo o material, até agora foram abertas investigações sobre 23 empresas, entre elas BRF, JBS (dona das marcas Friboi e Seara) e Peccin.

 

Na lista de produtos com irregularidades constam salsichas, linguiças, hambúrgueres e frangos congelados.

 

Entre as irregularidades identificadas estão a presença acima do permitido de água, ácido sórbico (sorbato) e amido, além de nível de proteína abaixo do determinado.

 

Também foi identificada contaminação com salmonella e staphylocccus coagulase, bactérias que podem representar risco à saúde.

 

O Idec destaca que, ainda que não provoquem doenças, a adição acima do permitido de água e outras substâncias piora a qualidade do alimento e lesa o consumidor.

 

O que o consumidor pode fazer

O Idec ressalta que espera que os itens considerados fraudados já devem estar fora do mercado, mas ressalta que, caso o consumidor encontre algum produto analisado à venda, contate a Senacon e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

Caso já tenha o produto em casa, a orientação é contatar o SAC do fabricante e exigir a troca ou restituição do valor pago.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO