Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Politica

Impetigo: conheça a doença de pele que pode ser transmitida no pula-pula

23.06.2017
08:52
FONTE: Crescer

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pulapula

É comum os pais se preocuparem com quedas e traumas que podem acontecer quando as crianças estão em um pula-pula. Mas pode haver outro perigo envolvido na brincadeira: as doenças de pele. Quem fez o alerta foi uma mãe americana que se surpreendeu com a infecção do filho. O caso se passou no estado de Massachusetts (EUA).

 

O filho de Brenda Sanderson se divertiu muito em um brinquedo inflável durante uma festa. Porém, poucos dias depois, a criança começou a apresentar feridas e bolhas que não paravam de se multiplicar em toda a pele. As marcas ficaram doloridas e foi então que a mulher se convenceu de que havia algo errado.

 

Conforme reportou a Fox News, a criança foi levada ao médico, que começou a investigar o caso. Quando Brenda mencionou que o menino havia brincado em um pula-pula, o pediatra enfim compreendeu o que provavelmente se passou. O garoto foi diagnosticado com uma infecção de uma bactéria do tipo estafilococo, que causa uma doença conhecida como impetigo. Ele provavelmente entrou em contato com o micro-organismo enquanto pulava no brinquedo e então se contaminou. 

 

“Qualquer bactéria pode se desenvolver em superfícies que não sejam devidamente higienizadas. Se a criança tem algum corte na pele e entra em contato com a bactéria, a infecção pode acontecer mais facilmente”, explica Vânia Oliveira de Carvalho, presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de pediatria (SBP).

 

A especialista também alerta que a contaminação pode acontecer não só no pula-pula, mas no contato com qualquer objeto que não seja limpo, como um balanço ou brinquedos de parques aquáticos, por exemplo.   

 

Sobre  a doença

“O impetigo é bastante frequente nos meses de verão, porque as crianças ficam mais tempo sem roupas e o calor facilita a proliferação da bactéria. As crianças com doenças de pele, como dermatite atópica, apresentam mais incidência”, esclarece a médica Vânia.

 

Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas, descamação e lesões na pele. Pode haver formação de crostas ou bolhas que vazam. Uma vez feito o diagnóstico, o médico costuma orientar os pais a limpar bem a pele, aplicando pomada com antibiótico ou administrando antibiótico por via oral.

 

Sem neura

Apesar de as bactérias poderem estar em qualquer superfície, é claro que você não deve criar o seu filho em uma redoma – afinal, o contato com a sujeira traz o benefício de fortalecer o sistema imunológico da criança.

 

Mas alguns cuidados podem minimizar os riscos de contaminação. O primeiro deles é não permitir que a criança brinque em um brinquedo – como o pula-pula – que esteja visivelmente sujo, sem a mínima higienização.

 

Outra dica importante é sempre colocar a criança no banho após um dia de brincadeira. Ou seja, não deixe, por exemplo, a criança ir dormir sem limpar o corpo. Isso parece óbvio (especialmente em um país quente e tropical como o Brasil, onde os banhos diários são indispensáveis!), mas não custa reforçar. Lavar a pele do seu filho com o sabonete adequado para a idade dele é uma boa forma evitar esse tipo de infecção. E, por falar em banho, a pediatra reforça: os sabonetes bactericidas não devem ser usados no banho infantil, porque eles acabam matando as boas bactérias que vivem na pele.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO