Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Indústrias se capacitam para evitar problemas trabalhistas

17.07.2017
08:08
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • a6139

Dúvidas relativas à insegurança jurídica e aos custos com encargos sociais, previdenciários e trabalhistas foram as principais questões debatidas por mais de 30 empresários e representantes industriais de Sinop durante o curso “Como Evitar problemas trabalhistas?”.  Realizado na quinta-feira (13/07), o curso foi ofertado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato grosso (Sindusmad).

 

De acordo com a consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maria Celeste Barroso, a indústria tem oportunidade de prevenir problemas trabalhistas desde a admissão do empregado até a rescisão contratual. Ela ressalta que diversas empresas vivenciam problemas por falta de conhecimento e que o curso oportunizou compartilhamento de experiências, revisão de hábitos dentro das empresas, reestruturação e renovação de conhecimento.

 

 “A área de gestão de pessoas exige uma reciclagem permanente porque a mutação da lei é constante. A empresa tem que saber que hoje o mundo dos negócios está mudado e exige uma gestão do social, do econômico e do meio ambiente. E no social é preciso ter um zelo muito grande com o empregado, que constitui o capital humano da empresa. Para isso, é necessário saber quais são as necessidades do empregado e as deficiências dentro da própria empresa”, alertou Maria Celeste.

 

O empresário do setor madeireiro, Elizeu André Tremarin, disse que ficou surpreendido com o conteúdo do curso. “Como empresário, mesmo com um RH dentro da empresa, não tinha conhecimento de tantos problemas que eu posso ter com a ausência ou omissão desses conhecimentos das leis que vimos no curso, inclusive com a nova Reforma Trabalhista. Por indicação da palestrante, pretendo efetuar algumas alterações como questões de horas extras e intervalos para prevenir um eventual problema”, afirmou.

 

Para o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch, o curso é uma das ações ofertadas pelo Sindicato em parceria com a Fiemt para fortalecer as indústrias de Mato Grosso. “Sabemos do impacto que uma questão trabalhista pode ter na empresa, estar preparado e agir preventivamente é o melhor a se fazer. Trazemos esse e outros cursos com temas essenciais para as empresas porque o conhecimento é um fator importante para a competitividade”, finalizou. 

 

A capacitação “Como Evitar Problemas Trabalhistas?” é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da CNI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  Para saber mais sobre as ações de desenvolvimento associativo, entre em contato com a Unidade Estratégica de Desenvolvimento Associativo (UEDA) da Fiemt pelo telefone (65) 3611-1666/1676 ou pelo e-mail: ueda@fiemt.com.br.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO