Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Integração vai otimizar distribuição e reduzir desperdício de alimentos

15.05.2018
08:23
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • integraovaiotimizardistribuioereduzirdesperdciodealimentos

    Foto: Tamires Koop/MDS

Em cinco estados brasileiros, 23 entidades já aderiram à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Dessas, 17 fazem parte da Rede Leste de Bancos de Alimentos de Minas Gerais (Relba) mas também há bancos de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Ceará. A rede, que vai promover maior integração entre os bancos de alimentos, tem potencial para ampliar a captação e distribuição de alimentos, além de reduzir o desperdício.

 

A criação da rede faz parte da estratégia lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em 2016 para fortalecer a atuação dos bancos de alimentos em todo o País. Além disso, segundo Ramos, o trabalho em rede também amplia a captação e a distribuição dos alimentos. “Com a Rede é possível que um banco com alimentos em excesso possa doar a outro onde há falta”, explica o secretário-geral da Relba, João Paulo Ramos.

 

A coordenadora-geral de Equipamentos Públicos do MDS, Kathleen Machado, explica que a Rede permite a troca de informações e reconhece o trabalho fundamental exercido pelos Bancos de Alimentos. “A ideia é que ocorra o intercâmbio de experiências e soluções, com o objetivo de aprimorar a política pública. Já para a população, dá mais transparência em relação ao serviço prestado pelos Bancos de Alimentos”, ressaltou.

 

Bancos de alimentos sob gestão dos governos estaduais ou municipais, organizações da sociedade civil e instituições de ensino ou pesquisa com estudos sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional podem participar da rede. Para solicitar a adesão, basta acessar este link e preencher os formulários.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO