Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Esportes

Inter supre carências no grupo e limita gastos com negócios sem "loucuras"

16.07.2018
08:27
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • unnamed_1

    Jonatan Álvez desembarcou em Porto Alegre na madrugada de sexta (Foto: Reprodução)

Em uma situação financeira que exige esforços e uma "ginástica" na calculadora, o Inter segue seu modelo de negócio que começou a dar certo já no início da temporada. E assim, a partir de empréstimos sem custos, a direção fechou as contratações do centroavante Jonatan Álvez e do zagueiro Emerson Santos. De quebra, supre as principais carências identificadas no grupo durante a pausa para a Copa do Mundo.

 

A diretoria trabalhou com uma diretriz bem definida para prospectar oportunidades no mercado que pudessem ser concretizadas em negócios de ocasião por atletas capazes de agregar qualidade ao plantel, sem onerar os cofres. E, claro, com o retorno desportivo em vista. Uma investida por um jogador apenas para compor o grupo, por exemplo, estava descartada – neste caso, prioriza-se utilizar garotos da base.

 

Era preciso fazer mais com menos. E assim ocorreu. Tanto o atacante quanto o zagueiro foram contratados por empréstimo, sem custos ao Inter, à exceção dos encargos com os vencimentos mensais. Egresso do Junior Barranquilla, Jonatan Álvez já está em Porto Alegre e assinará contrato por uma temporada com o Colorado. Emerson Santos, por sua vez, chega do Palmeiras, com vínculo até o final do ano e opção de compra definida.

 

Os dois se enquadram ainda no perfil de atletas monitorados pelo vice de futebol Roberto Melo e o executivo Rodrigo Caetano ao vasculhar as opções. Os dirigentes miravam alternativas no futebol sul-americano e nos elencos das equipes da Série A que não houvessem excedido o limite de jogos no Brasileirão. Assim, conseguiram solucionar carências pontuais em seu plantel.

 

Jonatan Álvez é visto como centroavante de porte físico e característica semelhante à de Leandro Damião, para fazer sombra ao titular e brigar por posição na referência do ataque. O jogador salta aos olhos da diretoria por ter empilhado gols e se destacado no Barcelona-EQU, ao longo das duas últimas temporadas, em especial pela Libertadores. Mas também agrada por ser "brigador" e combativo para incomodar as defesas adversárias, com intensidade e velocidade.

 

O uruguaio de 30 anos, porém, terá de se recuperar no Beira-Rio, após uma passagem frustrante no Junior Barranquilla. Há ainda seu temperamento um tanto intempestivo, que não chega a ser considerado um problema pelo Inter.

 

Chance de retomada para Emerson

Emerson Santos é alvo antigo do Colorado, que tentou sua contratação ainda na metade do ano passado – antes de ele se acertar com o Palmeiras. O defensor é visto como opção promissora para Víctor Cuesta e Rodrigo Moledo. Até porque há o entendimento de que era necessário selar a contratração de mais um zagueiro, até pela questão numérica no elenco. Além do trio, o Inter conta com Klaus, Danilo Silva e Thales, que se recupera de lesão.

 

Revelado pelo Botafogo, Emerson assinou pré-contrato com o Verdão em agosto do ano passado. Sua última partida pelo Glorioso ocorreu no dia 20 de agosto, quando os cariocas perderam por 2 a 1 para a Ponte Preta. Transferiu-se para o time paulista por cinco temporadas.

 

Entretanto, não encontrou espaço com Roger Machado. Só participou de quatro partidas. Entrou na vaga de Fabiano nas fases decisivas do estadual, já que o lateral-direito havia sido negociado com o Colorado, quem reencontrará no Beira-Rio. A última vez ocorreu há exatos dois meses. No dia 16 de maio, ajudou a equipe a superar o Junior de Barranquilla por 3 a 1 na Arena Palestra. O time, curiosamente, o de Álvez, embora o uruguaio não tenha recebido oportunidade.

 

Agora, a dupla tenta convencer Odair Hellmann que merece chances neste recomeço de Brasileirão. Na retomada, no entanto, não estarão à disposição. Nesta quinta-feira, às 21h, o Inter mede forças com o Atlético-PR na Arena, em Curitiba.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO