Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Política

Limão: benefícios, com o que ele combina… e muito mais!

19.07.2017
08:42
FONTE: Manuela Biz

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 036

Origem: o limão é mais uma das preciosidades que os árabes levaram para a Europa a partir do século 9. Os primeiros registros do consumo dessa fruta vêm do sudeste da Ásia. Lá, era usada como tempero e conservante de alimentos — ela é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que evita o escurecimento de vegetais. Hoje, o plantio das suas variedades (tahiti, siciliano, galego…) está consolidado no mundo todo.

 

Forma de uso: combinado com azeites e ervas, o suco da fruta tempera os mais diversos pratos salgados e doces. E, claro, é base de refrescos e drinques.

 

Até sua casca pode ser aproveitada. Aromática e repleta de óleos essenciais, é empregada na confeitaria e para finalizar pratos.

 

Com o que combina: para dar frescor às receitas, aposte no toque ácido do limão. Seu sumo é base para marinadas de todos os tipos de carnes e pescados. Também vai bem em molhos de saladas, queijos frescos, sucos, bolos e sobremesas em geral.

 

Com o que não combina: difícil apontar um grupo de receitas que não entrose com ele. O limão tem passe livre em quase toda a culinária. É uma questão de gosto.

 

Benefícios nutricionais: a fruta carrega minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, além de auxiliar na digestão de gordura. Mas ele realmente se destaca pela alta quantidade de vitamina C. Esse ativo, segundo estudo da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, estimula a produção de células brancas do sangue, reforçando o sistema imunológico.

 

Como plantar: a árvore pode ser cultivada em jardins, porém é bastante sujeita a doenças. Melhorar procurar ajuda especializada se quiser ir adiante com essa empreitada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO