Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Logística, time-base e altitude: o que você precisa saber do Santos na Libertadores

21.02.2018
08:23
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 39591635354_5c92eaaa02_o

    Jair Ventura sabe que a Libertadores é o objetivo do Santos na temporada (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos estreia na Libertadores daqui a oito dias, em 1º de março, contra o Real Garcilaso, às 19h15 (de Brasília) em Cusco, no Peru, pela primeira rodada da fase de grupos.

 

Por isso, o GloboEsporte.com reuniu o que você precisa saber sobre a início do Peixe na Libertadores.

 

Cabeça de chave do Grupo D, o Santos terá pela frente, além do Real Garcilaso, o Estudiantes, da Argentina. O time que completará o grupo será conhecido nesta quarta-feira. Banfield, também da Argentina, e Nacional, do Uruguai, disputam a vaga em Montevidéu – na partida de ida, houve empate em 2 a 2.

 

Veja como o Santos vai se preparar para a estreia na Libertadores:

 

Logística

O Santos viajará a Lima na terça-feira, dois dias antes da partida, após treinar pela manhã no CT Rei Pelé. Na quarta, treina na caputal peruana, a nível do mar, à tarde. Após a atividade, a delegação santista embarca à noite para Cusco. O time dorme na cidade do jogo.

 

Diferentemente de Lima, Cusco tem 3.400 metros de altitude, uma das principais preocupações dos santistas.

 

O elenco do Peixe retorna a São Paulo no dia seguinte ao jogo. A comissão técnica e o elenco já ficarão na capital paulista para o clássico contra o Corinthians, dia 4, no Pacaembu.

 

O adversário

Curiosidade: o Real Garcilaso tem apenas oito anos de história. O time foi criado em 28 de julho de 2009. O único título conquistado foi a Copa Peru de 2011. Além disso, tem vices do Campeonato Peruano nos anos de 2012, 2013 e 2017;

 

Estádio: o estádio Inca Garcilaso de la Vega fica localizado em Cusco e tem capacidade para 45 mil torcedores. Inaugurado em 1950 com 22 mil lugares, o local foi ampliado para ser uma das sedes da Copa América de 2004.

 

Time-base e dúvidas

Jair teve muitas perdas por lesões e suspensões neste início de temporada, é verdade, mas já dá para se ter uma ideia do time considerado ideal para a estreia na Libertadores. Considerando as baixas de Victor Ferraz e Bruno Henrique, o provável Peixe para o jogo contra o Real Garcilaso é:

 

Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio; Eduardo Sasha, Copete e Gabigol.

 

O lateral-esquerdo Dodô, da Sampdoria, deve ser oficializado pelo Santos ainda nesta semana, mas não estará à disposição para a estreia na competição continental. O atleta não atua em jogos oficiais desde maio do ano passado e terá de passar por uma série de testes físicos e técnicos antes de ficar apto.

 

A diretoria ainda busca no mercado um lateral-direito, um volante, um meia de criação e um centroavante. Os nomes são mantidos em sigilo.

 

O que o Peixe precisa melhorar?

Em oito rodadas do Campeonato Paulista, o Santos somou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O início irregular deu lugar a um time que vem se encaixando nas últimas partidas. São três jogos sem derrotas e dois sem ser vazado.

 

O Peixe cresce de produção no momento certo da temporada. A chegada de Gabigol, que marcou três gols em três jogos, ajudou muito e aumentou a qualidade técnica da equipe. Na frente, Eduardo Sasha também teve boas atuações e se firmou entre os titulares.

 

Uma das maiores forças do elenco é a zaga. Jair está bem servido no setor. Os titulares, a princípio, são Lucas Veríssimo e David Braz, mas o técnico tem no banco Gustavo Henrique e Luiz Felipe, zagueiros com muita qualidade e segurança.

 

O problema da lateral esquerda parece ter sido resolvido com a entrada de Jean Mota na posição e a iminente chegada de Dodô. Um ponto que precisa ser melhorado é a lentidão no meio de campo. Renato e Vecchio são jogadores técnicos, com qualidade no passe, mas pecam quando o assunto é velocidade.

 

Outra dor de cabeça pode aparecer na lateral direita. Daniel Guedes tem feito boas partidas pelo setor, mas, hoje, não tem um substuto de origem. Victor Ferraz, que vinha sendo titular, está machucado. Robson Bambu é improvisado na posição durante treinamentos.

 

Antes de viajar para o Peru, o Santos enfrenta o Santo André, neste domingo, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO