Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Luverdense e Sicredi retomam projeto Time Verde

20.04.2017
10:57
FONTE: Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • lec

    Luverdense Esporte Clube (Foto: Assessoria)

O jogo entre Luverdense e Rondoniense nesta quinta-feira, 20, pela Copa Verde, marcará a retomada do projeto Time Verde, ação de sustentabilidade desenvolvida pelo clube mato-grossense e parceiros. Lançado em 2009, o projeto levou o Luverdense Esporte Clube a ser o primeiro clube de futebol brasileiro a neutralizar a emissão de gás carbônico (CO2) em seus eventos esportivos por meio do plantio de árvores. 

 

O projeto, que conta com o apoio do Sicredi desde a sua implantação, promove a distribuição e o plantio de mudas, e já contribuiu com a recuperação de áreas de preservação ambiental localizadas no município de Lucas do Rio Verde, como o entorno do Lago Harri Müller, por exemplo. “Era um momento em que se falava muito de sustentabilidade, o que nos inspirou a levar este projeto adiante. Hoje nos orgulha perceber que é um projeto que já rende frutos. E a Copa Verde vem a calhar para a retomada deste projeto que nos ajuda a pensar no futuro e a cuidar do planeta”, lembra o presidente do Luverdense Esporte Clube, Helmute Lawisch. 

 

Estima-se que cada pessoa presente a um evento cultural ou esportivo responde pela emissão de 14 quilos de CO2 na atmosfera. Os jogos do Luverdense têm atraído, em média, 2.500 torcedores, o que representa a emissão de cerca de 35 mil quilos de CO2 por partida. Uma árvore tem a capacidade de neutralizar a emissão de cerca de 350 quilos de CO2. Nesta quinta-feira, serão distribuídas, entre os torcedores, 100 mudas de árvores frutíferas – caju e manga, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Sicredi. “A atuação do Sicredi está pautada na sustentabilidade, considerando o tripé econômico, social e ambiental. Por isso, ações como esta, que ajudam a proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, recebem o apoio da cooperativa”, explica o presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Pedro Techio. 

 

Além da distribuição das mudas, outra ação de sustentabilidade será promovida em parceria com a Fiagril. Hoje, a partir das 14 horas, os torcedores poderão trocar dois litros de óleo de cozinha usados por um ingresso para o jogo Luverdense x Rondoniense pela partida de volta da semifinal da Copa Verde. A troca poderá ser feita na bilheteria do Passo das Emas. O óleo coletado durante a ação terá como destinação o programa Novo Óleo, gerido pela Fiagril, que promove o recolhimento e a transformação do óleo de cozinha usado em biodiesel, evitando a contaminação causada pelo descarte incorreto no meio ambiente. Este ano, o programa alcançou a marca de um milhão de litros de óleo coletados. Os participantes concorrerão também a kits do programa Novo Óleo (camiseta, agenda e boné) 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO