Mato Grosso, 17 de Dezembro de 2017
Economia / Agronegócio
Maggi assina adesão de MT ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
11.08.2017
09:07
FONTE: Mapa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 637x325

    ilustração

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) assinou na última segunda-feira (7) a portaria de adesão do estado de Mato Grosso ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A solenidade ocorreu durante a abertura da 45º Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso), em Rondonópolis, e contou com a presença do governador Pedro Taques.

 

O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

 

Com a assinatura da portaria, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal ao do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).

 

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, a adesão é um passo importante porque faz a conexão do sistema de inspeção de Mato Grosso com o Suasa. “Isso é muito importante para a indústria frigorífica, porque ela vai poder comercializar os produtos que são inspecionados em Mato Grosso fora do estado, o que permitirá que circulem nacionalmente.”

 

Hoje, já fazem parte do Sisbi-Poa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.

 

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Guilherme Linares Nolasco, também participou da cerimônia de assinatura da portaria.

 

Depois da solenidade, Maggi percorreu as instalações da Exposul, que vai até sábado (12). A exposição é uma das mais tradicionais do calendário de agroeventos de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVIE SEU COMENTÁRIO