Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Maggi diz que produtores terão redução na taxa de juros no Plano Safra

25.05.2017
15:25
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • santander_10

    Maggi participou do Seminário Agronegócios 'A força do campo', em Cuiabá (Foto: Maria Anffe/GcomMT)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que vai anunciar na semana que vem um novo Plano Safra 2017/18 com juros mais baixos para os agricultores brasileiros. A expectativa, conforme Maggi, é de que os juros sejam um ponto percentual menor do que no ano passado. A taxa média de investimento varia entre 8,5% a 9,5%.

 

O ministro participou e palestrou no Seminário de Agronegócios 'A força do campo', que é realizado nesta quinta-feira (25), em Cuiabá. Durante a palestra, ele destacou a importância do financiamento para produtores no país. Ao longo do dia devem ser debatidos investimentos no setor, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico no agronegócio.

 

“O Brasil tem qualidade nos produtos, isso diferencia dos outros países. E não existe futuro no agronegócio se o produtor não tiver renda. Vou anunciar na semana que vem um novo plano safra. Vamos repetir os valores, com a taxa de juros menor, que eu ainda considero alta para o produtor”, disse.

 

O Plano Safra financia a agricultura brasileira em três pontos: custeio, investimento e comercialização. No custeio, o produtor pode comprar semente, adubo, agroquímico, pagamento de mão-de-obra e também combustíveis usados nos tratores. O mesmo plano pode ser usado para investimentos, compra de tratores, implementos agrícolas, colheitadeiras, além de construção de curral ou armazéns.

 

Conforme Maggi, a previsão é de redução de custeios e financiamentos. O ministro também comentou sobre as últimas viagens que fez no Oriente Médio, Catar, Emirados Árabes Unidos e no Kuwait. Entre os assuntos tratados, o ministro falou sobre os reflexos da Operação Carne Fraca.

 

“Os países vão mudar a forma da compra de alimentos e vamos ter que mudar a segurança de alimentos. A política deles mudou e vamos ter que nos readequar”, afirmou. O evento também tinha expectativa de que o presidente Michel Temer participasse ao longo da programação. No entanto, Temer não compareceu.

 

O Mapa já anunciou, anteriormente, que os recursos destinados ao Plano Safra 2017/2018 devem superar R$ 200 bilhões, como ocorreu na safra anterior. Maggi defende que a agricultura familiar também seja integrada ao ministério e que os agricultores de pequeno porte tenham acesso a novas tecnologias.

 

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), também foi um dos palestrantes do seminário. Ele se pronunciou, logo após a fala de Maggi, e falou sobre a força econômica e produção de grãos em Mato Grosso. Um vídeo institucional foi exibido aos participantes antes da palestra do governador.

 

Assim como Maggi, que disse que os manifestantes em Brasília ‘ultrapassaram os limites’ durante atos contra Temer no Distrito Federal, Pedro Taques criticou a manifestação desta quarta-feira (24). “Precisamos afastar o autoritarismo, aquela baderna [se referindo a atos de depredação em prédios] e afastar os fascistas”, declarou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO