Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Mais de 18 mil hectares de floresta em áreas protegidas de MT foram extraídos ilegalmente

17.02.2018
10:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • madeiragreepeace

    Exploração ilegal de madeira ocorre na região há anos, segundo ONG (Foto: Daniel Beltrá/ Greenpeace)

 

Cerca de 18,5 mil hectares de floresta em áreas protegidas de Mato Grosso foram extraídos ilegalmente entre os anos de 2014 e 2016. Os dados são do Instituto Centro de Vida (ICV) e constam num boletim divulgado pela instituição.

 

Ao todo, segundo o levantamento, 41% da exploração no período analisado foi feito de forma ilegal.

 

A exploração nas Terras Indígenas (Tis) concentram 76% de toda atividade madeireira ilegal em áreas protegidas. São ao todo, 14,1 mil hectares devastados, o que correspondem a 9% do total retirado sem autorização.

 

A TI Zoró, em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, responde por 50% do total mapeado nas terras indígenas.

 

Já nas Unidades de Conservação (Ucs), a exploração ilegal atingiu 4,4 mil hectares. De acordo com o ICV, a Reserva Guariba Roosevelt, em Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, foi a mais impactada. No local, 2,3 mil hectares foram extraídos ilegalmente.

 

Levantamento

Foram mapeados pela instituição 476,7 mil hectares de florestas nativas exploradas para fins madeireiros. Desse total, 195,6 mil hectares foram impactos pela exploração ilegal.

 

De acordo com a 9ª edição do Boletim Transparência Florestal, mais da metade das irregularidades ocorreram em imóveis rurais privados.

 

No período analisado, dez municípios responderam por 72% do total da exploração ilegal. Destes, seis são também os que mais exploram legalmente. Para o ICV, isso indica que “legalidade e ilegalidade caminham lado a lado”.

 

Em quatro desses municípios, os casos são considerados crônicos. Isso porque, eles apareceram consecutivamente no ranking da ilegalidade desde 2010. São eles: Aripuanã, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e União do Sul.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO