Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Mais de 80 mil privados de liberdade farão as provas do Encceja

19.09.2018
08:44
FONTE: Governo do Brasil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • educacao_encceja

    ilustração

Cerca de 80,6 mil pessoas privadas de liberdade (PPL) fazem, nesta terça (18) e quarta-feira (19), as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. São mais de 71,1 mil participantes do sistema prisional e 9,5 mil do sistema socioeducativo.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão aplicadas em mais de mil unidades de detenção e em 324 unidades socioeducativas de 701 municípios. Na mesma data, em nove estados, será feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.

 

Avaliação

O exame compreende quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha por nível de ensino e uma redação. Mais de 47,4 mil candidatos vão tentar obter o certificado do ensino fundamental, nesta terça (18).  As provas serão de Ciências Naturais; História e Geografia; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes e Educação Física.

 

Na quarta-feira (19), será a vez das provas para certificação do ensino médio. Os 33,2 mil inscritos para essa etapa farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

 

As provas do Encceja Nacional PPL serão realizadas em dois turnos, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. No turno matutino a aplicação vai das 9h às 13h (horário de Brasília). No turno vespertino as provas começam às 15h e terminam às 20h. Os participantes devem estar na sala de aplicação com uma hora de antecedência. Antes de dar início às provas, todos responderão ao questionário socioeconômico.

 

Para receber a certificação, o participante deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação adicionalmente à nota mínima em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no caso do ensino fundamental; e em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no caso do ensino médio.

 

Certificado

Os participantes podem receber dois documentos por meio do Encceja. O primeiro é o Certificado de Conclusão, para quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

 

Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o estudante que alcançar a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO