Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Mais mulheres do que homens abandonam a carreira para cuidar dos filhos, comprova estudo

25.05.2017
10:06
FONTE: Vitória Batistoti

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 15590655_1080018688773523_4444994860843561227_n

    Fernanda Rosa Binder Bianchessi e a filha Helena (Foto: Arquivo pessoal)

Combinar a jornada de trabalho, longos deslocamentos diários, a organização do casa e a criação dos filhos é complicado. Talvez por conta dessa dificuldade, a taxa de crianças nascidas no Brasil e no mundo tem diminuído. Por não conseguir conciliar as tarefas, muita gente acaba abrindo mão do emprego para cuidar das crianças tem aumentado. Não é nenhuma surpresa, mas uma pesquisa recente, realizada pela agência online de anúncio de vagas Catho, constatou que, entre 13.161 profissionais brasileiros, 28% das mulheres e 5% dos homens abandonaram a vida profissional depois do nascimento dos filhos.

 

A catarinense Fernanda Rosa Binder Bianchessi, 32, faz parte dessa estatística. Formada em Engenharia Civil e atuando na área durante sete anos, Fernanda decidiu, junto ao seu companheiro, abandonar a carreira depois de dar à luz Helena, 1 ano e 11 meses. “Eu e meu esposo trabalhávamos com grandes obras e nos mudávamos de cidade a cada um ano e meio. Era um ritmo doido de trabalho; as obras duravam 12 horas diárias. Na época em que a Helena nasceu, estávamos em Minas Gerais e não conhecíamos ninguém suficientemente bem que pudesse ficar com ela”, explica Fernanda. 

 

Como o casal de engenheiros havia planejado financeiramente a gravidez até que Helena completasse 2 anos, Fernanda optou por ficar em casa com a pequena. “No fim da licença maternidade de 4 meses, abandonei meu trabalho. Até agora, não consegui retomar minha carreira como engenheira e, às vezes, até ficava enlouquecida em casa. Por isso, estou me dedicando a estudar fotografia e criei um perfil para divulgar as fotos da Helena”, conta a mãe, que hoje vive com a família na capital paulista.

 

A escolha, no entanto, não foi simples: “Não é uma decisão fácil. A gente faz faculdade, MBA, se especializa e depois fica com medo de nunca mais conseguir retornar à área, de não receber o mesmo salário. Mas, ao mesmo tempo, fico tranquila, porque estou participando do desenvolvimento da Helena”, pondera Fernanda.

 

Já Lorenzo, 5 meses, conta com a companhia diária do pai. William Segeren, 31, formado em engenharia mecânica, abandonou o emprego de representante comercial para cuidar do filho, enquanto sua esposa continua atuando profissionalmente. “Eu não estava muito feliz no meu emprego e era mais lógico que eu largasse do que minha esposa. Ela ganhava bem mais do que eu. Além disso, ela é apaixonada pelo trabalho que exerce”, explica William. 

 

Aproveitando o desejo de mudar de área, o casal que vive em Holambra (SP) tomou a decisão. Ainda assim, Lorenzo é amamentado exclusivamente pela mãe, que trabalha perto da casa da avó do menino. “Ele acompanha a mãe no trabalho para mamar”, ressalta William.

 

Como comprova a pesquisa, a decisão pelo pai integralmente no lar cuidando da criança acontece com menos frequência nas famílias – e William sabe bem disso. “Quando contei ao meu chefe que largaria o emprego, ele aceitou e entendeu a situação muito bem, mas existe um certo preconceito com isso. Por causa da questão social, geralmente, é a mulher quem larga o emprego. Mas também existe a possibilidade de um pai cuidar do filho”, analisa o engenheiro por formação.

 

A rotina de William e Lorenzo é agradável. Ainda assim, ele revela que a família teve de fazer algumas adaptações financeiras, o que foi complicado nos primeiros meses.

 

O representante comercial pretende voltar a trabalhar após Lorenzo completar 2 anos e abrir uma empresa no futuro, para ter mais flexibilidade de horário e poder cuidar do filho. “Também pretendo começar o mestrado durante esse meio tempo, mas não full time”, explica. 

 

Mas, quando Fernanda e William decidirem retomar a vida profissional, talvez os dois enfrentem realidades diferentes. Como analisado no mesmo estudo da Catho, 21% das mulheres que largaram a vida profissional levaram mais de três anos para voltar ao mercado de trabalho. Já, como os homens, a porcentagem se limitou a 2%. Esse resultado segue a mesma linha de outro estudo, também recente publicado, pela American Sociological Review, que comprova que mulheres que são mães são mais prejudicadas em processos de recrutamento.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO