Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Politica

Manchas na pele na gravidez: entenda por que elas aparecem

20.02.2018
10:07
FONTE: Luiza Tenente

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 177306485

    ilustração

Você já ouviu falar que, durante a gestação, é comum aparecerem manchas na pele? Nós fizemos uma enquete com as leitoras do site e o resultado confirmou essa tendência: 58% das 140 participantes disseram ter sofrido com o problema. Em geral, as marcas aparecem no rosto - são chamadas de cloasma ou melasma. Também é possível que haja o escurecimento de algumas partes do corpo, como dos mamilos, das axilas e da linha média abdominal.

 

Mas por que há o surgimento das manchas? “O melasma não é exclusivo das gestantes, mas é bem frequente entre elas. Isso se explica pela mudança hormonal característica dessa fase”, afirma Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Há um estímulo maior para a liberação do hormônio melanócito-estimulante, que produz melanina—o pigmento da pele. O mais comum é que as marcas surjam a partir do fim do terceiro trimestre de gestação, quando o nível dessas substâncias se estabiliza.

 

Como prevenir as manchas na pele durante a gravidez

Você deve estar se perguntando se há como prevenir o aparecimento das tais manchas. A melhor forma é usar o filtro solar diariamente. “A radiação pode aumentar o escurecimento da pele”, explica a dermatologista. Reponha o filtro a cada três horas e não se exponha ao sol das 10h às 16h. Opte por um protetor físico – evite o químico, para que sua pele não absorva as substâncias orgânicas durante a gestação.

 

Meses após o parto, é provável que o escurecimento dos mamilos e da linha da barriga se atenue. Já o melasma pode persistir. Mas não se preocupe: há tratamentos que suavizam o problema. Procure um dermatologista e se informe sobre a melhor forma de cuidar das manchas.

 

Há a possibilidade de fazer um clareamento com cremes – os mais comuns são à base de hidroquinona. Mas atenção: o ideal é só dar início a esses tratamentos após a amamentação, porque pode haver absorção do produto e, consequentemente, uma concentração dele no leite materno. Não ficou satisfeita com o resultado? Peelings superficiais e lasers são outras opções a serem consideradas. Mas sempre com o aconselhamento do especialista, combinado?

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO