Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Política

Massagem nos pés não combate apenas o estresse

16.11.2017
10:11
FONTE: Vand Vieira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • massagem_nos_pes

Relaxamento, queda da pressão arterial e da glicose no sangue e melhora da depressão: foram esses os benefícios observados por cientistas da Universidade Nacional Kangwon, na Coreia do Sul, ao incentivarem 53 mulheres a investirem na automassagem nos pés e em sessões de psicoterapia por três semanas.

 

“Estimular essa região ajuda a desbloquear a energia no organismo”, justifica a terapeuta corporal Regina Machado, de São Paulo. “O ideal é reservar pelo menos 15 minutos por dia para a prática, que pode ser complementada com escalda-pés e óleos”, arremata o professor Reginaldo Filho, diretor-geral da Escola Brasileira de Medicina Chinesa, na capital paulista. Mas atenção: há contraindicações, por exemplo, em casos de feridas, traumas e trombose.

 

E a reflexologia?

Assim como a automassagem, a técnica busca o equilíbrio físico e mental. “Porém, como depende de pressão em pontos específicos dos pés, a recomendação é que seja conduzida por um profissional habilitado”, destaca a reflexoterapeuta Cláudia Rosane dos Santos, da Academia Brasileira de Reflexologia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO