Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Politica

Mocinho ou vilão: crossfit causa mais lesões nos atletas do que outros esportes?

16.04.2018
08:58
FONTE: Sérgio Maurício

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • cros

    ilustração

O crossfit foi taxado por causar uma alta taxa de lesões entre os participantes, mas será que realmente há uma maior incidência de lesão quando comparado a outros esportes? Não existem muitas publicações científicas sobre o assunto, e além disso, há muita dificuldade em definir “o que é lesão” nos artigos científicos. Para alguns autores, lesão é qualquer tipo de dor, enquanto para outros, é somente quando há necessidade de interrupção e cuidados médicos. Essa falta de consenso dificulta muito analisar os números descritos nos artigos.

 

Dados recentes parecem dissipar o equívoco das maiores taxas de lesão. Um estudo recente avaliou a incidência de lesão em 1000 horas de prática esportiva em diferentes modalidades. Diversos esportes do nosso dia a dia, como futebol, basquete e corrida tiveram taxas bem mais altas que o crossfit, o qual teve a incidência de 2,4 e 3,1 por 1000 horas de exposição para os atletas inexperientes em dois estudos separados. Outro estudo, na mesma linha, também apresentou os esportes de contato, como futebol, basquete, lutas e futebol americano, como os líderes nas taxas de lesões.

 

Claro que os números podem variar, dependendo do nível do atleta, sexo, tempo no esporte e fatores genéticos. Por ser “novidade”, o crossfit chama atenção, porém acho injusto crucificá-lo. Vivemos no país do futebol, modalidade com taxa de lesão cinco vezes mais alta que o crossfit. No entanto, qualquer atividade deve ser praticada com segurança. Sugiro que todos procurem boxes especializados e que pesquisem se o professor é certificado pela marca CrossFit para dar aulas da modalidade. Não treine com curiosos. Caso alguma dor venha a atrapalhar seus treinos, não ignore. Procure seu ortopedista para diagnóstico e tratamento preciso.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO