Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Mortes de peixes podem ter sido causadas por choque térmico ou restos de esgotos, diz prefeitura

25.05.2017
15:18
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • dsc_1007

    Funcionário retira peixes mortos da lagoa Paiaguás, no Parque das Águas, em Cuiabá (Foto: Carolina Holland/G1)

As mortes de centenas de peixes na lagoa Paiaguás, no Parque das Águas, em Cuiabá, há duas semanas, não foram provocadas por falta de oxigenação na água, informou a prefeitura da capital nessa quarta-feira (24). Conforme laudo feito por um laboratório, entre os dias 13 e 19 maio, o PH da lagoa está dentro da normalidade e não oferece riscos aos peixes que vivem no local. A maior parte dos que morreram era da espécie carpa.

 

A Secretaria de Serviços Urbanos do município disse ainda que entre as possíveis causas das mortes estão choque térmico, em função de mudança na temperatura da capital naquela semana, o despejo de esgoto oriundo de 16 prédios públicos na lagoa e o fim dos períodos de vida de alguns cardumes.

 

Segundo o laudo, o PH da água está entre 7,85 e 8,57 e o nível de oxigênio está acima de cinco, o que garante a sobrevivência dos peixes e outros animais. O documento afirma ainda que as condições da lagoa atende aos padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

Ainda conforme a pasta de Serviços Urbanos, é realizado atualmente o monitoramento da água, a fim de prevenir novas mortes de centenas de peixes.

 

Ministério Público

Em março deste ano, a prefeitura notificou 16 órgãos estaduais e federais por despejo ilegal da rede de esgoto na lagoa Paiaguás. Neste mês, foi formalizada denúncia na 17ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente Urbanístico, a fim de resolução do problema de forma permanente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO