Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Motorista encontra tamanduá escondido na grade do caminhão em MT

29.11.2019
07:55
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Tamanduá estava escondido na grade do caminhão. — Foto: PM-MT

    Tamanduá estava escondido na grade do caminhão. — Foto: PM-MT

Policiais do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgataram um tamanduá-mirim que estava escondido na grade de um caminhão, na tarde dessa quarta-feira (27), em Rondonópolis.

 

Um motorista de caminhão acionou a PM após um tamanduá ficar preso na grade do seu veículo que estava estacionado em um posto de combustível, no Bairro Distrito Industrial.

 

No local, os policiais fizeram a captura do animal. Os militares verificaram que o tamanduá não apresentava nenhum ferimento e decidiram fazer a soltura imediata do animal no Parque Dom Osório Stoffel.

 

O tamanduá-mirim é um mamífero preservado na fauna brasileira, mas é frequentemente ameaçado por outras ações do homem, direta ou indiretamente, como os atropelamentos em rodovias próximas ao seu ambiente natural, e ao frequente ataque de cães domésticos.

 

O grande problema é que, em função de seus baixos níveis metabólicos, o tamanduá-mirim tem longos períodos de gestação e um número reduzido de crias, daí a preocupação constante com o seu bem-estar.

 

Em função de seus hábitos noturnos, dificilmente é visto de dia. São indivíduos essencialmente solitários, que só encontram um par na época do acasalamento. Tanto que de 350 a 400 hectares pode-se encontrar dois animais da mesma espécie.

 

Como característica física principal, ele possui cabeça, pernas e parte anterior do dorso com uma coloração típica, amarelada. Já o restante do corpo é negro, formando uma espécie de colete. O tamanduá-mirim peso até 5 quilos e vive aproximadamente 9 anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO