Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

MT: quase 32% dos fertilizantes analisados foram reprovados, diz Aprosoja

19.11.2019
09:40
FONTE: Canal Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Segundo a entidade, os produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora e cobrar os devidos esclarecimentos - Foto: Daniel Popov

    Segundo a entidade, os produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora e cobrar os devidos esclarecimentos - Foto: Daniel Popov

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) faz um alerta aos produtores rurais quanto a importância de efetuar a análise dos fertilizantes aplicados na lavoura. A preocupação surgiu após verificação desses insumos, coletadas durante o projeto Circuito Tecnológico Etapa Soja, que percorreu as quatro regiões do Estado este ano.

 

Em sua 11ª edição, resultados parciais reprovaram de 31,9% das amostras de fertilizantes coletados e encaminhados para análise em laboratórios credenciados.

 

“Essa pesquisa é de suma importância para o produtor. E serve para alertá-los a fazerem sua própria análise também, a confiarem a laboratórios credenciados e acreditados pela Embrapa e o Ministério da Agricultura”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber.

 

Segundo a gerente sustentabilidade socioambiental da Aprosoja Mato Grosso, Marlene Lima, os produtores que tiveram problemas com fertilizantes devem procurar a empresa fornecedora e cobrar os devidos esclarecimentos.

 

“Até por se tratar de direito do consumidor. Temos casos de produtores que tiveram problemas com fertilizantes, como resultados muito aquém do esperado, eles reclamaram e foram ressarcidos pela empresa fornecedora”, diz.

 

Amostras

As amostras são coletadas nas fazendas do estado pelos supervisores de projetos da Aprosoja e analisadas em laboratórios com tradição em análise química de fertilizantes. Posteriormente o resultado da análise é comparado com a garantia informada pelo fabricante, onde é feito um laudo, realizado por um consultor técnico independente, contratado pela Aprosoja-MT.

 

Marlene lembra ainda que há uma tolerância entre o valor encontrado na análise química e o valor da garantia dada pelo fabricante.

 

Circuito Tecnológico

Iniciado em julho de 2019, o 11º Circuito Tecnológico Etapa Soja, até o momento recolheu 668 amostras de fertilizantes, foram 623 laudos prontos e enviados, e ainda, foram entregues ao produtor via WhatsApp, o parecer técnico mais o laudo das análises. Foram 66 municípios participantes e 386 propriedades. O resultado final desta etapa deve ser finalizado em março de 2020.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO