Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

MT registra 8 casos de tráfico de pessoas para trabalho análogo à escravidão em 2017

24.07.2017
09:37
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • trabalho_escravo

Nos primeiros seis meses deste ano, Mato Grosso registrou oito casos de tráfico de pessoas para trabalho análogo ao de escravos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), que diz que o número pode ser ainda maior, já que em muitos casos a pessoa traficada não tem conhecimento de estar sendo vítima desse crime. Esse tipo de tráfico também pode ser cometido para fins de exploração sexual e adoção irregular.

 

Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que tem um Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap) regulamentado desde 2012, mulheres e crianças são os alvos principais dos criminosos.

 

Entre 2011 e 2016 foram registrados 17 casos de tráficos de pessoas no estado, apontam dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Sesp-MT. Segundo a pasta, a maior parte do crime de tráfico, cerca de 70%, é para exploração dentro do país de origem.

 

Em Mato Grosso, dois números são disponibilizados para fazer denúncia sobre tráfico de pessoas: o disque 100 e o 180, ambos gratuitos. O crime também pode ser informado nas polícias Civil e Federal e nos ministérios públicos Federal e Estadual.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO