Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Politica

Mulheres confundem problemas na tireoide com sinais de stress

23.05.2017
08:51
FONTE: Luiza Monteiro

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • pescoco_mulher_tireoide_44019_530x318

Cansaço, falta de motivação, dificuldade de se concentrar e infertilidade: o que esses problemas têm em comum? “Todos são causados pelo stress”, você pode responder. Certo, mas… nem sempre! Esses também podem ser sinais de que algo está errado com a tireoide.

 

As disfunções nessa glândula são mais comuns em mulheres. Para ter ideia, aos 60 anos de idade, 17% delas apresentam hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) ante 8% entre os homens. Quando se trata do hipertireoidismo (muita liberação de hormônio), o cenário não muda: a encrenca é dez vezes mais comum no sexo feminino do que no masculino.

 

 

Mas, mesmo tão expostas às disfunções tireoidianas, a mulherada não está ligada nos sinais relacionados a elas. É o que demonstra uma pesquisa global encomendada pela empresa alemã de ciência e tecnologia Merck, que incluiu 6.171 voluntárias de setes países: Brasil, México, Chile, Itália, Arábia Saudita, Indonésia e França.

 

O levantamento mostra que a maioria das participantes desconhece os sintomas de distúrbios na tireoide ou relaciona-os apenas à rotina corrida que se leva atualmente. Quase metade das entrevistadas (49%) não suspeitou que o fato de sentirem-se cansadas/lentas todos os dias poderia ser causado pelo mau funcionamento da glândula localizada no pescoço. O mesmo vale para o sentimento de agitação e/ou dificuldade para dormir.

 

No Brasil

Por aqui, as mulheres até associam a tireoide ao problema para ganhar ou perder peso ou à sensação constante de cansaço. Só que, segundo a pesquisa da Merck, a pouca capacidade de concentração, a falta de motivação, a ansiedade e irritabilidade são questões que as brasileiras não costumam relacionar aos males tireoidianos — que também podem estar por trás da infertilidade e da perda de audição, outros elos desconhecidos pelas participantes nacionais.

 

Diagnóstico e tratamento

A principal forma de identificar o hipo ou o hipertireoidismo é por meio da dosagem de TSH, substância que estimula a glândula a trabalhar. É ela que promove a produção de T3 e T4, hormônios que definem o ritmo de funcionamento de todo o organismo.

 

 

No caso do hipotireoidismo, o tratamento é feito a partir da reposição hormonal – que deve ser feita para o resto da vida. Já a terapia do hipertireoidismo pode se dar tanto a partir de medicamentos que impedem a glândula de produzir novos hormônios quanto por meio da destruição do tecido da tireoide com iodo radioativo ou cirurgia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO