Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Municípios se reúnem para cobrar funcionamento pleno do Socioeducativo de Lucas do Rio Verde

22.11.2017
09:51
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Socioeducativo Lucas do RIo Verde

    Divulgação

Representantes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum se reuniram nesta terça-feira (21) para cobrar o efetivo funcionamento do Centro Socioeducativo de Lucas do Rio Verde. Com capacidade para abrigar 30 adolescentes, a unidade atende metade desse contingente por falta de pessoal. Atualmente, são 30 profissionais que se revezam para garantir o funcionamento da unidade.

 

Na reunião, ocorrida no município que sedia a unidade socioeducativo, o secretário adjunto de Justiça, Eneas Figueiredo, alegou que o processo seletivo para a contratação de novos agentes está sendo feito de modo emergencial. A previsão é contratar mais 30 servidores e assegurar que a unidade atue com a capacidade total de atendimento. “Tudo depende, hoje, do nosso sistema financeiro, por isso desta reunião aqui com os municípios”, ressaltou.

 

Para o promotor de Justiça Henrique Pugliese, de Nova Mutum, os três municípios têm procurado assegurar o funcionamento do centro socioeducativo e assim responder aos anseios de segurança pública dos municípios. “O que a gente espera é unir forças e fazer com que o Estado contrate mais pessoas”, pontuou, ressaltando que o Estado precisa contratar, já que os municípios não podem assumir essa responsabilidade. Pugliese lembrou que os municípios sempre se fizeram presentes na busca de soluções, como foi a construção do socioeducativo de forma conjunta. “O problema realmente é a contrapartida do Estado”.

 

A falta de efetivo para que o centro socioeducativo funcione com sua capacidade total tem trazido preocupação aos gestores municipais. O Secretário de Governo de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, comentou que houve apreensão em relação ao número de vagas disponíveis hoje para atender os três municípios em razão da falta de profissionais na unidade. “Imaginávamos que fosse por falta de estrutura física”, citou. “A sociedade de Sorriso está clamando por aumento no número de vagas e nós, enquanto Poder Executivo seremos parceiros pra viabilizar cada vez mais este espaço que serve pra ressocialização”.

 

Ao fim do encontro ficou definido que os municípios farão uma comissão para participar de uma audiência com o governador Pedro Taques e reivindicar, com urgência, a realização do processo seletivo para contratação dos servidores. “O município construiu o centro socioeducativo, temos as 30 vagas, mas somente 15 ocupadas. Vamos reivindicar e cobrar essa obrigação do Estado pra colocar a unidade operando com sua capacidade operacional”, destacou o secretário de Segurança de Lucas do Rio Verde, Alexandre Andrade.

 

Além da formação de uma comissão pra cobrar providencias em relação ao socioeducativo, a reunião também serviu para que os municípios definissem a criação de um fundo para ser utilizado quando for necessário fazer reparos na unidade. Num próximo encontro, os municípios vão definir os valores que serão repassados aos Conselhos de Segurança de cada cidade que serão os responsáveis pela aplicação do recurso na manutenção do socioeducativo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO