Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

'Não tem recuo', diz Bolsonaro sobre indicação de Eduardo para embaixada nos EUA

21.08.2019
16:21
FONTE: Guilherme Mazui / G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Segundo o presidente, o filho definirá o momento correto para que o governo oficialize a indicação ao Senado. Mensagem poderá ser enviada somente após 7 de setembro. - Foto: Jorge William / Agência O Globo

    Segundo o presidente, o filho definirá o momento correto para que o governo oficialize a indicação ao Senado. Mensagem poderá ser enviada somente após 7 de setembro. - Foto: Jorge William / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que não recuará em relação à indicação do filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Segundo o presidente, o parlamentar vai definir o momento certo para oficializar a indicação ao Senado.

 

Bolsonaro destacou que Eduardo está se preparando para a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Além de ser sabatinado, Eduardo terá de ser aprovado no plenário e ainda precisará renunciar ao mandato de deputado federal.

 

"O Eduardo vai ser apresentado no Senado. Vai ser. Não tem recuo. É o momento certo. O Eduardo está estudando, está se preparando. [...] Ele que vai sentir o timing. Eu apenas vou usar a caneta Bic", disse o presidente.

 

Ele declarou que o envio da indicação ao Senado poderá ficar para depois de 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil. O Senado é responsável por aprovar, em plenário, nomes para chefia de embaixadas.

 

O presidente deu a declaração um dia depois de admitir a possibilidade de desistir de indicar o filho para comandar a embaixada em Washington.

 

Na oportunidade, Bolsonaro foi indagado se poderia rever a decisão caso sinta o risco de o nome do filho ser rejeitado pelo senadores. O presidente disse na ocasião que não desejava submeter o filho a um "fracasso".

 

O governo dos Estados Unidos já deu o aval oficial à indicação de Eduardo para embaixada, contudo, Bolsonaro ainda não enviou a mensagem ao Senado.

 

Um parecer elaborado por consultores legislativos do Senado afirma que a possível indicação do deputado para a embaixada brasileira em Washington configuraria nepotismo.

 

O documento, assinado pelos consultores Renato Rezende e Tarciso Jardim, baseia-se em uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2008, e considera cargo em comissão – e não de natureza política – a função de chefe de missão diplomática permanente, caso da embaixada.

 

 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO