Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Novo centro de estudos, Unidade de Referência em Agrotóxicos será apresentada na Agrishow

04.05.2017
14:49
FONTE: Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • capacitar agentes

    Meta é capacitar agentes multiplicadores para promover boas práticas agrícolas nas lavouras de pequenos, médios e grandes agricultores (Foto: Assessoria)

Erradicar o uso inapropriado de agrotóxicos, assegurar a eficácia desses produtos sobre a produtividade e preservar a saúde do trabalhador rural são as metas da recém-criada Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. O novo centro de estudos, que uniu o setor privado ao IAC – Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo -, começou a funcionar recentemente e será apresentado hoje a visitantes da Agrishow.

 

Instalada no Centro de Engenharia e Automação do IAC, na cidade paulista de Jundiaí, a 50 km da capital, a Unidade de Referência já conta com apoio de entidades representativas do setor de defensivos agrícolas, enquanto negocia outros patrocínios com empresas da agroindústria. A expectativa é que o centro de estudos atraia recursos da ordem de R$ 2 milhões este ano.

 

Estudos do IAC apontam que o mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões aos agricultores e às empresas do agronegócio. Esse cenário, salientam especialistas do órgão paulista de pesquisas, constitui um dos principais entraves à sustentabilidade das propriedades rurais brasileiras.

 

“A perda financeira advém diretamente da baixa qualificação da mão de obra alocada para aplicações desses produtos”, afirma o pesquisador Hamilton Ramos, um dos mais experientes estudiosos do setor de defensivos agrícolas, conhecido internacionalmente.

 

Ramos foi o mentor e é o coordenador do projeto da Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. O novo centro de estudos, segundo informa o pesquisador, iniciou suas atividades oficialmente no mês passado, com a realização do primeiro curso de capacitação ao manejo de agrotóxicos “N.R. 31.8”, ministrado a 11 profissionais do agronegócio.

 

Além de realizar treinamentos ao longo de todo o ano, a Unidade de Referência está empenhada em formar parcerias envolvendo empresas da agroindústria, entidades de classe e órgãos de pesquisas agrícolas.

 

No médio prazo, ressalta Hamilton Ramos, a estratégia da Unidade de Referência em Agrotóxicos mira formar um contingente de aproximadamente 100 mil agentes multiplicadores ao ano. Segundo dados do IAC, atuam na atividade de aplicação de agrotóxicos nos dias de hoje cerca de 2 milhões de brasileiros.

 

Empresas e profissionais interessados em participar das atividades da Unidade de Referência devem acessar o site www.unidadedereferencia.com.br.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO