Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Número de pessoas fora de casa no ES após chuvas chega a 3,2 mil

24.01.2020
09:19
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Número de pessoas fora de casa no ES após chuvas chega a 3,2 mil

    Foto: Reprodução

A chuva que atingiu o Espírito Santo na sexta-feira (17) deixa mais de 3,2 mil pessoas fora de casa, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual no fim da tarde desta quinta-feira (23). O Exército chegou a Iconha, município mais castigado pela enxurrada, nesta tarde para ajudar na limpeza e reconstrução da cidade.

 

Há registros de desabrigados e desalojados nos municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, que decretaram estado de calamidade pública, e Anchieta. Sete pessoas morreram e uma continua desaparecida.

 

Chegada do Exército

Na manhã dessa quinta-feira(23), cerca de 40 militares do Exército Brasileiros saíram do 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha, na Grande Vitória, chegaram em Iconha. A cidade será uma base para a tropa, que vai atuar também nos outros municípios afetados.

 

Neste primeiro dia, o tenente coronel do Exército, Marcelo Alves, explicou que a tropa fez um reconhecimento da área e participou de reuniões para definir o plano de ação para os próximos dias.

 

"As equipes de reconhecimento foram para o terreno, inclusive com reconhecimento aéreo, retornaram agora pouco. Já com alguns pontos levantados e sinalizados iniciantemente pela Defesa Civil, onde necessitam apoio, e para levantara a questão da vias de acesso, se elas tem condições de suportar o pedo dos caminhões", disse.

 

Além dos militares, a ajuda também chegou através de 11 viaturas, três caminhões-pipa, cinco caminhões de deslocamento de equipe, um caminhão caçamba e um carro de pronto atendimento para primeiros socorros.

 

O envio das tropas aconteceu após um pedido oficial do prefeito de Iconha e do apelo dos moradores. O Ministério do Desenvolvimento Regional recebeu a solicitação na noite desta quarta (22) e orientou o comando em Vila Velha.

 

A prefeitura já fez o levantamento de quais são as prioridades. "O Exército vai ajudar a agente na limpeza mesmo. Nas escolas, hospital, nas partes públicas", disse o chefe de gabinete de Iconha, Leandro Mezadre.

 

Chuva

A forte chuva da última sexta-feira (17) matou sete pessoas. O governo do Estado pediu decreto de estado de calamidade pública para Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, o que foi reconhecido pelo governo federal e publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira (22).

 

Quase uma semana após a chuva, ainda há comunidades isoladas. Os moradores e comerciantes ainda limpam casas e lojas que foram tomadas pela lama. Muitos perderam tudo que tinham.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO