Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Oito aeronaves foram apreendidas com mais de 2,5 toneladas de drogas neste ano em MT

20.07.2018
08:42
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Avião com 150 kg de maconha faz pouso forçado em fazenda, piloto alega que foi sequestrado e é preso em Jaciara (Foto: Polícia Militar de MT)

    Avião com 150 kg de maconha faz pouso forçado em fazenda, piloto alega que foi sequestrado e é preso em Jaciara (Foto: Polícia Militar de MT)

Oito aeronaves foram apreendidas carregadas com entorpecente entre os meses de janeiro a julho deste ano em ações policiais contra o tráfico internacional de drogas em Mato Grosso.

 

As apreensões resultaram em mais de 2,5 toneladas de diversos tipos de droga.

 

Somente nesta semana foram duas grandes apreensões.

 

Na segunda-feira (16), um dominicano e um boliviano foram presos com 340 kg de droga depois fazerem um pouso forçado na zona rural de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a droga avaliada em R$ 5 milhões era trazida da Bolívia.

 

Avelino Astácio Santana, de 59 anos, nacional da República Dominicana, e o boliviano José Arias Aguirre, de 47 anos, devem responder por tráfico internacional de drogas e associação criminosa.

 

As diligências em busca da aeronave começaram após boatos da suposta queda do avião a cerca de 60 km da zona urbana do município.

 

Os policiais foram até o local indicado e encontraram a aeronave de pequeno porte abandonada. O avião tinha a bandeira da Bolívia pintada. Sete sacos com cocaína, foram encontrados.

 

Outro caso, dessa vez na terça-feira (17), resultou na apreensão de um avião carregado de maconha. A aeronave fez um pouso forçado em uma fazenda na região de Jaciara, a 142 km de Cuiabá.

 

Segundo informações da Polícia Militar, o piloto e um passageiro estavam na aeronave. Houve tiroteio entre os suspeitos e o piloto acabou detido. Dentro da aeronave os policiais encontraram 132 tabletes de maconha guardados em várias mochilas. A carga ultrapassou 150 kg de maconha.

 

Outros casos

Em junho deste ano, uma aeronave que transportava aproximadamente 420 kg de cloridrato de cocaína proveniente da Bolívia foi apreendida pela polícia após pousar em uma pista clandestina em Denise, a 208 km de Cuiabá.

 

Segundo a polícia, o piloto abasteceria a aeronave no local antes de seguir com a droga para o Porto de Santos (SP). Na sequência, a droga seguiria para a Europa. Um suspeito foi baleado e morreu nessa situação.

 

No começo do mesmo mês, outra aeronave que transportava cocaína proveniente da Bolívia foi interceptada por pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) na região da Serra Tapirapuã, próximo a Tangará da Serra.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO