Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Palmeiras: o que se pode (e deve) esperar em 2020

18.11.2019
08:45
FONTE: GloboEsporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Palmeiras: o que se pode (e deve) esperar em 2020

    Mano Menezes na partida contra o Bahia — Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras

O empate com o Bahia no último domingo deve fazer o Palmeiras virar a página de 2019 de uma vez por todas e projetar uma próxima temporada com adaptações importantes para o trabalho de Mano Menezes.

 

Vale destacar que o desempenho do time, com a antiga ou a atual comissão técnica, é muito eficiente, assim como o projeto liderado por Alexandre Mattos desde 2015. Mas há a necessidade de mudanças no Verdão para 2020.

 

A campanha palmeirense com 68 pontos após 33 rodadas do Campeonato Brasileiro indica que existe um caminho bem iniciado. Talvez algo que faça o Verdão abrir o próximo ano à frente de 18 dos 20 rivais na competição nacional – o Flamengo, óbvio, é a exceção.

 

Mas, para se adaptar ao estilo de Mano Menezes e também corrigir os erros do ano, o time precisa acertar as características.

 

Intensidade

O Palmeiras perdeu muita força. Seja no setor ofensivo, na armação ou até na marcação, não se vê mais com frequência a intensidade como destaque no time alviverde. Desempenhos como contra o São Paulo, no Choque-Rei disputado na arena, no dia 30 de outubro, se tornaram exceções em comparação aos jogos recentes do time, quando pelo menos um tempo foi ruim ou bem abaixo das expectativas.

 

A característica do time, com Bruno Henrique e Thiago Santos avançando a marcação, e com Dudu, às vezes com reforço dos laterais, como única saída de velocidade prejudicam a evolução da equipe. É necessário se pensar e buscar mais alternativas com mais agilidade.

 

Organização

O jogo ofensivo passa muito pela figura de um armador para acelerar o jogo, se aproximar da área adversária ou até segurar a posse de bola em uma eventual necessidade. Em novembro, o Palmeiras ainda não tem definido seu titular da posição.

 

Gustavo Scarpa é, em números, o mais próximo do que podemos considerar como titular. Ele aparece como o artilheiro do elenco em 2019, por exemplo. Mas é Dudu, improvisado centralizado, a opção mais regular contra Lucas Lima e Raphael Veiga.

 

Reformulação

O Palmeiras investiu pesado na manutenção do elenco nas últimas temporadas. Tanto que o fato de passar ileso nas janelas de transferência e vencer mercados atraentes como o chinês foi sempre comemorado no clube. Com justiça.

 

O que se deve considerar é se o ciclo de alguns jogadores hoje está perto do fim, ainda mais para um clube que não vive a mesma tranquilidade financeira como ocorreu nos últimos anos. O estilo de jogo do Verdão é o mesmo há duas temporadas.

 

No lugar de apostas de futuro, postura comum do clube nos últimos mercados, o Palmeiras de Mano Menezes de 2020 precisa de jogadores prontos para jogar no time titular.

 

Categorias de base

O uso de jovens no elenco profissional do Palmeiras já foi anunciado por Mano Menezes. Tal mudança de atitude pode representar ganhos técnicos, com talentos que têm se destacado no clube e até na seleção brasileira, e até financeiros.

 

Se a ideia for a de no mínimo completar o grupo profissional com atletas formados no clube, sobra recursos para o investimento em outros setores do elenco.

 

Nomes como o de Gabriel Veron, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Lucas Esteves, além dos que retornam de empréstimo (casos de Yan, Artur, Pedrão e Papagaio), podem ser testados no elenco palmeirense. Até Angulo, que foi investimento de mais de R$ 11 milhões do clube, só poderá virar realidade com mais oportunidades em campo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO